Samsung e European Schoolnet distinguem professora portuguesa com prémio internacional

8800
0
Share:

A Samsung, através do curso de formação online da European Schoolnet Academy designado Creative Use of Tablets in Schools (MOOC – Massive Open Online Course), premiou Ana Rita Abaladas, docente em Sintra, com um Samsung Galaxy Tab A. Esta iniciativa, que contou com a participação de cerca de 3.500 professores europeus, distinguiu ainda mais dois profissionais da educação europeus.

Este curso online teve, por objetivo, a promoção da confiança na utilização de tablets nas salas de aula. No final desta formação, 76% dos participantes admitiram que estavam preparados para utilizar a tecnologia de uma forma eficaz, em contexto letivo.

O curso Creative Use of Tablets in Schools assentou sobre o projeto Creative Classroom Lab, da European Schoolnet, com a qual a Samsung desenvolveu uma parceria. Durante a formação, os professores criaram um diário de aprendizagem, no qual reuniam as suas respostas às questões colocadas em cada módulo. Já na fase final, foram desafiados a desenvolver um plano educativo que incorporasse os principais conceitos pedagógicos do curso.

“A tecnologia pode ser uma ferramenta de ensino verdadeiramente relevante, e os professores desempenham um papel fundamental nesta transição de um ensino mais tradicional para uma educação digital”, refere Rodrigo Teixeira de Sousa, Diretor de Marketing Corporativo da Samsung Portugal. “A Samsung está muito satisfeita por poder trabalhar com a European Schoolnet, no sentido de promover uma maior confiança no uso de recursos digitais para a formação das crianças e dos jovens para o futuro. Não podemos deixar de dar os parabéns à professora Ana Rita Abaladas pelos resultados alcançados no curso”.

Bart Verswijvel, da European Schoolnet, acrescentou ainda que “este curso revelou-se um verdadeiro sucesso e comprovou que algo está a mudar nas salas de aula um pouco por toda a Europa, com os professores a investirem o seu tempo e esforço no enriquecimento das suas competências digitais”.

A European Schoolnet Academy é uma plataforma online para o desenvolvimento profissional dos professores europeus. No seu primeiro ano disponibilizou 10 cursos destinados aos docentes, que foram frequentados por cerca de 14 mil participantes. Mais de metade dos intervenientes tinha mais de 16 anos de experiência de ensino.

O curso Creative Use of Tablets in Schools, de dois meses, decorreu durante abril e maio de 2015. É o MOOC mais bem-sucedido da plataforma European Schoolnet Academy, reunindo o número mais elevado de participantes e também a maior taxa de sucesso. O Grupo no Facebook tem atualmente mais de 2500 membros.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário