Saiba como tornar a Hora do Planeta num compromisso diário

7744
0
Share:

Desde 2007 que durante uma hora por ano diversas cidades ficam “às escuras” como forma de assinalar a Hora do Planeta, mostrando o seu apoio e compromisso com a sustentabilidade do nosso planeta. Mas não é necessário esperar pela Hora do Planeta, assinalada no próximo sábado (dia 29), para assumir estas preocupações. Hoje já é possível fazer uma utilização racional da energia em nossas casas diariamente, desligando os equipamentos e sistemas elétricos sempre que não estão a ser necessários, de forma remota ou agendada.

Abdicar da utilização de energia elétrica em casa é algo incomportável com os hábitos de vida atuais. Ela é hoje necessária diariamente e ao longo de várias horas para o correto funcionamento dos vários equipamentos e sistemas elétricos presentes em casa. Contudo, é possível fazer uma utilização racional da energia utilizada em cada lar, que vai muito além do simples apagar das luzes durante 60 minutos por ano, aquando da Hora do Planeta. Existem hoje sistemas de gestão de energia residenciais que permitem ter comportamentos diários mais eficientes, sem que para isso seja necessário abdicar dos níveis de conforto a que estamos habituados.

O primeiro passo para gerirmos um recurso de forma eficaz e eficiente é conhecermos em detalhe onde, quando e como está a ser utilizado, para ser então possível identificar desperdícios e eliminá-los. Com o Cloogy, os utilizadores residenciais ganham o poder de conhecer em detalhe e controlar o consumo global de sua casa e de cada equipamento elétrico individualmente. Através do computador, tablet ou smartphone, o utilizador acede a um conjunto alargado de funcionalidades, como consultar em tempo real o seu consumo de energia, ligar ou desligar remotamente equipamentos elétricos, ou agendar o horário de funcionamento destes.

O Cloogy contempla uma gama de soluções para gestão de energia em casa e uma gama específica para as necessidades também dos pequenos escritórios. Dependendo do consumo mensal dos utilizadores e dos níveis de eficiência das casas e escritórios, o potencial de poupar energia varia, mas é sempre significativo. Em média, as reduções do consumo de energia através de simples alterações de comportamentos ineficientes atingem os 25%, havendo casos em que as poupanças atingidas são superiores.

O Cloogy apresenta atualmente funcionalidades dedicadas à eficiência energética residencial e funções de automação doméstica, mas brevemente vai incluir também funcionalidades nas áreas da segurança e conforto, possibilitando nessa altura a monitorização e controlo remoto da casa em tempo real, com câmaras IP, detetores de incêndio, de movimento, intrusão, entre outros.

Desenvolvido pela tecnológica portuguesa ISA – Intelligent Sensing Anywhere, o Cloogy está disponível para venda ao público desde o final de 2012 e conta já com mais de 20 mil utilizadores, concentrados maioritariamente em Portugal, Espanha, França e Alemanha.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário