SAFIRA cresce 54% em 2013

14696
0
Share:

A SAFIRA anunciou os resultados financeiros do ano 2013 e as perspetivas para 2014. Em 2013, atingiu os 10,9 milhões de euros de volume de negócios, um crescimento de 54% face aos 7,1 milhões de euros registados no ano anterior, e bem acima do objetivo traçado inicialmente de 8 milhões. Em 2014, prevê que este valor supere os 14 milhões de euros, dos quais 85% serão exportações.

No seu melhor ano de sempre, a empresa implementou projetos em 15 países de 4 continentes, como Angola, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, França, Chile, Dinamarca, Colômbia, Bélgica, Equador, Estados Unidos da América e Irlanda, além dos locais onde já tem escritórios próprios (Portugal, Polónia, Reino Unido e Espanha). O negócio internacional representou 75% das vendas da empresa (em 2012 tinha um peso de 61%). O Reino Unido é atualmente a geografia mais representativa na receita da SAFIRA, contribuindo com 3 milhões de euros.

A especialização tem sido um dos pilares do crescimento – a SAFIRA foca-se e posiciona-se cada vez mais nas áreas de BPM (Business Process Management), ODM (Operational Decision Management) e Mobilidade de Processos, sendo reconhecida como um dos grandes players mundiais em tecnologia IBM. De facto, esta oferta já representa cerca de 72% da receita da empresa.

No que respeita a Recursos Humanos, no final de 2013 a empresa contava com uma equipa de 175 colaboradores, 72 dos quais contratados o ano passado (57 em Portugal e 15 na Polónia). A aposta na qualificação e valorização da equipa foi mais uma vez reforçada com a superação de mais de 1 milhão de horas em projetos BPM, mais de 13 mil horas de formação e mais de uma centena de certificações (136). A SAFIRA foi ainda distinguida pelo 7º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas para Trabalhar de acordo com o estudo independente da revista Exame. Até ao final do ano prevê reforçar a equipa com 70 novos colaboradores, 50 em Portugal e 20 na Polónia. As mais de 30 posições em aberto de momento podem ser consultadas em www.safira.pt/go/war4talent.

O ano 2013 ficou também marcado pela integração das várias empresas portuguesas numa única figura jurídica (SGPS e LDA incluídas na SAFIRA Consultadoria SA), pelo reforço da parceria com a IBM através da capacidade de entrega de novas competências, e com a Microsoft na área da Cloud, em particular o arranque positivo do projeto na ADENE com soluções Windows Azure. A SAFIRA registou mais de 60 clientes ativos em 2013, com novos projetos desenvolvidos em áreas como a banca na Colômbia, os Seguros em Portugal e Reino Unido, e a Administração Pública em Angola.

Este ano, a SAFIRA prevê continuar a crescer a 2 dígitos, atingir um volume de negócios superior a 14 milhões de euros, dos quais 85% serão fora de Portugal, apostar na participação nos maiores eventos da especialidade (como o IBM Impact 2014), e estudar a possibilidade de dispersão de capital na bolsa NewConnect em Varsóvia, para potenciar o crescimento inorgânico em 2015. A SAFIRA continuará a sua estratégia de especialização em gestão de processos e apostará no mercado dos Estados Unidos da América, onde iniciou no final de 2013 o seu primeiro projeto BPM.


Share:

Deixe o seu comentário