SAFIRA adquirida pela Multinacional KPMG

17688
0
Share:

A KPMG Portugal SGPS, S.A assinou um contrato para a aquisição da SAFIRA Consultadoria em Informática, S.A. Lembramos que a SAFIRA é uma empresa portuguesa de serviços de tecnologia focada no desenho e implementação de sistemas de informação e optimização de processos de negócio em empresas nacionais e internacionais de grande dimensão, sendo considerada uma das líderes mundiais na implementação de soluções IBM Business Process Management (BPM) e IBM Operational Decision Management (ODM).

Esta aquisição implicará, após a conclusão da transacção prevista para Julho de 2014, a nomeação dos actuais 3 accionistas da referida empresa como sócios na partnership da KPMG em Portugal.

A SAFIRA, que conta com 80% das suas vendas no mercado internacional, facturou 10,9 milhões de euros em 2013 e deve atingir os 14 milhões de euros de facturação em 2014.

Imagem_2

Com esta aquisição, a KPMG integra uma equipa de 180 profissionais e fortalece ainda mais a sua actividade de Consultoria, juntando competências tecnológicas às competências de negócio, para benefício dos seus clientes. Para além deste investimento, nos últimos meses, a KPMG Portugal anunciou a nomeação de 10 novos sócios e o recrutamento de mais de 60 colaboradores com experiência nas áreas de Auditoria, Tax e Advisory.

Além dos profissionais que agora integram o universo KPMG Portugal, por força da aquisição da SAFIRA, até ao final do ano de 2014, a KPMG irá ainda recrutar mais 200 profissionais em Portugal, dos quais 165 recém-licenciados, para fazer face às oportunidades que se lhe colocam, quer no mercado nacional, quer nos mercados internacionais.

Já a KPMG reforça de forma significativa os seus serviços de “business transformation” onde de forma integrada apoia os seus clientes desde o desenvolvimento das estratégias até à implementação tecnológica e gestão da mudança nas organizações.

“A integração da SAFIRA na KPMG permite-nos disponibilizar serviços end-to-end nos programas de transformação do negócio dos nossos clientes, da estratégia à implementação”, afirmou Sikander Sattar, Presidente do Conselho de Administração da KPMG Portugal. “A aquisição da SAFIRA garante à KPMG uma capacidade única à escala global de ajudar os clientes a concretizar novas oportunidades de negócio, aumentar as receitas e potenciar inúmeras eficiências e optimização de custos. Estamos muito entusiasmados com a integração desta extraordinária equipa de profissionais da SAFIRA na KPMG.”

A velocidade a que hoje a mudança acontece nas organizações exige tecnologias que possam acelerar a forma como estas se adaptam e transformam, para gerarem mais valor para os seus accionistas, clientes e trabalhadores. A SAFIRA e a KPMG têm vindo a trabalhar em parceria há cerca de 2 anos, tendo a SAFIRA ajudado o Centro de Excelência de BPM da KPMG no Reino Unido a desenvolver uma solução, a ser patenteada nos Estados Unidos, designada BPM-O (Optimizer) e que permite às equipas de negócio transformar as suas organizações e processos de forma iterativa, com o mínimo envolvimento dos departamentos de informática. Com esta solução, a alteração de processos de negócio pode ser conseguida com uma redução de aproximadamente 75% do esforço de desenvolvimentos informáticos.

“Com a combinação das nossas competências e experiência, a KPMG torna-se num dos principais fornecedores BPM do mundo, com know-how de negócio e tecnológico para garantir resultados tangíveis e efetivos aos seus clientes. Juntos estamos posicionados de forma impar para ajudar a acelerar o crescimento dos nossos clientes”, referiu Aidan Brennan, KPMG Global Head of Management Consulting.

Numa fase inicial, a SAFIRA continuará a existir como empresa autónoma dentro da KPMG, mantendo a sua identidade e marca.

“Temos cerca de 50 vagas em aberto e este número deverá multiplicar nos próximos meses”, refere Pedro Penedo, Partner da SAFIRA. “Temos sido reconhecidos publicamente pela IBM e pelo mercado como líderes em BPM e ODM. Esta aquisição pela KPMG e o relevo que a SAFIRA passará a ter nesta organização e na sua estratégia de crescimento a nível mundial vêm potenciar o nosso crescimento pessoal e profissional”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário