Safira Academy com balanço positivo

11264
0
Share:

A SAFIRA acaba de fazer o balanço do primeiro ano de atividade da SAFIRA Academy. Esta unidade de negócio registou durante o ano de 2013 cerca de 13.000 horas de formação e 72 certificações nas tecnologias core da empresa: IBM BPM (Business Process Management)nas vertentes de Developer, Analista e Administrador de Sistemas), IBM ODM (Operational Decision Management) e IBM WorkLight (Mobilidade de Processos).

De acordo com Luís Correia, Manager na SAFIRA e responsável desta unidade, “2013 foi o primeiro ano completo da SAFIRA Academy, e um período de consolidação e crescimento. No dia-a-dia na SAFIRA, a Academy é algo que já faz parte do dia-a-dia da empresa. Temos um papel central na formação interna, no processo de on-boarding, no recrutamento e seleção, no desenvolvimento de projetos internos como parte integrante do ciclo de formação dos recém-contratados, bem como no desenvolvimento de assets  como soluções com potencial de revenda aos nossos clientes. Atingimos marcos importantes como o booking dos primeiros clientes externos no que se refere a formação, e o lançamento dos cursos de formação para a nova versão do IBM BPM 8.0, de modo a podermos certificar a equipa na mais recente tecnologia IBM, tanto na vertente de Developer como na vertente de Analista. O balanço só pode ser positivo!”

Seguindo a sua missão de ‘aumentar o valor dos Consultores e dos serviços da SAFIRA’, a Academia não se foca apenas na formação, sendo composta por 4 subunidades com metas distintas: a área de projetos, com o objetivo de estabelecer relações de parceria com clientes selecionados no sentido de criar referências e casos de estudo; a área de infraestrutura que disponibiliza serviços internos neste domínio; a área de sourcing que se dedica à gestão do processo de recrutamento e seleção, fazendo a ponte com o departamento de recursos Humanos, mas também com outros canais externos e parceiros, bem como o onboarding e gestão de talentos; e a área da formação com uma visão interna e externa da mesma.

Durante o ano passado, a SAFIRA Academy registou a primeira adjudicação de um cliente externo, do Reino Unido, seguindo-se a de outros 4. Os serviços incidiram em formação self-paced, através da plataforma de e-learning da empresa, e formação em sala de aula customizada para as necessidades dos clientes.

No atual catálogo já está disponível formação em áreas não técnicas (as denominadas soft skills), nomeadamente ao nível de metodologia e análise de BPM, ODM e gestão de projeto.

Para este ano, os desafios passam por aumentar a venda de formação a clientes externos, alargar o catálogo de formação, continuar a desenvolver os serviços internos dando resposta a novas versões e certificações de produtos que vão sair durante o ano de 2014, criar novas referências e desenvolver a recém-criada área de Sourcing.

O feedback dos formandos tem sido extremamente positivo, o que nos dá um grande orgulho do bom trabalho que está a ser feito por toda a equipa”, conclui Luís Correia.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário