Ricoh demonstra a sua experiência na impressão de livros a cores em fórum da Interquest

10032
0
Share:

A crescente influência e experiência da Ricoh na produção profissional de livros a cores foi tópico em destaque no Interquest 2015 – O London Digital Book Printing Forum que decorreu no mês passado.

A Ricoh foi novamente um dos principais patrocinadores deste evento anual e destacou o modo com as mudanças no mercado e na tecnologia estão a encorajar as editoras a procurar novos modelos de negócio. Focou também de que forma a impressão jato de tinta a cores de elevada qualidade proporciona trabalhos com tempos de entregas mais rápidos e tiragens mais baixas, a um preço mais acessível, de modo a ir ao encontro de uma edição de publicações/impressão gráfica flexível e criar novas oportunidades no mercado.

“Com inovações como a Ricoh Pro™ VC60000, o compromisso da Ricoh de oferecer o melhor da tecnologia de impressão de produção no mercado de produção de livros é reiterado na altura ideal para dar resposta à crescente procura ao nível da produção profissional de livros a cores com tecnologia de jato de tinta,” afirmou Benoit Chatelard, Vice-Presidente do Production Printing Business Group da Ricoh Europa, que participou na sessão dos fabricantes para discussão dos planos para a feria da Drupa. “Isto vem dar uma reviravolta ao mercado porque torna possível produzir profissionalmente livros a cores de forma acessível, ao mesmo tempo que mantém os livros prontos para impressão e controla os custos na cadeia de fornecimento – tudo com uma qualidade elevadíssima.

“Até ao momento, escassos meses após o anúncio da impressora Ricoh Pro VC60000, duas grandes editoras e um produtor de livros afirmaram que esta tecnologia traz a melhor qualidade que alguma vez viram” comentou. “A este otimismo junta-se um crescente interesse por parte de importantes editoras em trazer a impressão profissional de livros da China e Extremo Oriente de volta para a Europa. Chatelard explica que há também um mercado crescente para amostras pré-produção e de volume baixo, produzidas digitalmente. “Esta abordagem pode ajudar a acelerar o ciclo de impressão porque amostras de elevada qualidade estimulam mais rapidamente os pedidos de encomenda.”

Também ajudam a transformar o caminho para o mercado as impressoras de produção digital folha a folha da Ricoh, como o caso da empresa Lantia, na sua participação na sessão Innovations and Opportunities no fórum da Interquest. A start-up de publicação independente espanhola produz livros para lojas e utiliza o sistema de crowd-funding para financiar aspirantes a autor. Implementou de raiz um processo de baixas tiragens usando a tecnologia folha a folha a preto e branco e a cores da Ricoh após não conseguir encontrar uma empresa de impressão gráfica a nível local que desse resposta às suas necessidades.

“Era-nos essencial melhorar o processo de impressão de livros e reduzir significativamente o tempo para lançamento no mercado, independentemente do volume de livros” declarou Enrique Parrilla, Diretor Geral da Lantia. “Graças aos nossos investimentos e abordagem ao mercado, a Lantia faz agora chegar mais livros a mais clientes em menos tempo. Estamos mais próximos de editoras e em melhores condições de oferecer uma maior qualidade em diversos formatos. Somos bastante flexíveis graças às soluções de produção da Ricoh e, por sua vez, também o são os nossos clientes.”

No fórum, a Ricoh usou o livro infantil Wild Adventures para demonstrar como a Ricoh Pro VC60000 oferece a qualidade esperada a empresas de impressão gráfica e editoras de livros que procuram imprimir profissionalmente livros a cores em tiragens baixas na Europa. O livro faz parte da coleção Modern Books de Elwin Street. Outros exemplos incluem livros de culinária e conhecidos livros de ciência.

A Ricoh também apresentou as mais recentes inovações ao nível de capas de livros e proteções antipó, incluindo um efeito de folha de alumínio criado pela impressora a cores folha a folha Ricoh Pro C7100X usando uma combinação de toner branco e papel metálico.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário