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RGPD promove corrida ao investimento em segurança

Bruno Fonseca

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De acordo com o estudo “2018 Harvey Nash/KPMG CIO Survey”, as empresas aumentaram o investimento em segurança e privacidade dos dados numa corrida para garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) e evitarem a violação de dados, que alcançou um recorde histórico.

O maior estudo mundial de liderança em TI, que analisa respostas de organizações com investimentos anuais combinados em cibersegurança de $46 mil milhões, concluiu que, face a 2017, mais 23% dos entrevistados estão a prioritizar melhorias na cibersegurança, numa altura em que as ameaças de crimes cibernéticos atingem um recorde histórico, ao mesmo tempo que a gestão do risco operacional e da conformidade se tornou numa prioridade crescente (mais 12%). Estas duas áreas representam as iniciativas de TI com maior foco nos conselhos de administração das empresas.

Os líderes de TI enfrentam hoje a tarefa de disponibilizar dados relevantes e centrados no cliente num ambiente repleto de riscos. Ameaças à confiança e privacidade dos dados continuam a dominar a atenção dos CIOs, mas ao mesmo tempo que as medidas para melhorar a segurança estão em curso, mais de um terço dos entrevistados (38%) previa não estar em conformidade com o RGPD no prazo estipulado. Além disso, 77% dos líderes de TI estão “mais preocupados” com a ameaça de cibercrimes organizados, contra 71% no ano passado e apenas 22% afirma estar bem preparado para um ciberataque.

O estudo concluiu que a confiança é o novo campo de batalha para as TI, à medida que tentam equilibrar o potencial da geração de receita da utilização de dados dos clientes com as necessidades de privacidade e segurança. As empresas que melhor gerem este equilíbrio (as que estão centradas no cliente) têm 38% mais probabilidade de reportar maior rentabilidade do que os seus concorrentes. No entanto, o esforço para proteger os dados originou uma grande procura por competências de “segurança e resiliência”, que representam o maior salto na escassez de competências, aumentando 25% face ao ano anterior.

O movimento em direcção às plataformas e soluções digitais está a ser um grande desafio para os CIOs. Embora as organizações reconheçam que uma estratégia digital eficaz é fundamental para a segurança dos dados, muitas ainda enfrentam problemas – 78% afirmam que a sua estratégia digital é apenas moderadamente eficaz ou pior. Mais de um terço das empresas (35%) não consegue contratar e qualificar as pessoas necessárias com competências digitais. E quase uma em cada dez (9%) considera que não existe uma visão ou estratégia digital clara.

Para potenciar o sucesso digital, os Chief Digital Officers (CDOs) estão a demonstrar o seu valor. As organizações com um CDO, seja numa função dedicada ou actuante, têm duas vezes mais probabilidade de ter uma estratégia digital clara e persistente do que aquelas que não têm um CDO (44% vs 21%). O estudo também demonstra que as organizações mais influentes e bem-sucedidas são adeptas fervorosas da entrega de valor de e para os clientes – as organizações customer centric têm 38% mais probabilidade de relatar maior rentabilidade do que as que não o são.

Liderança feminina em TI avança devagar

  • A liderança feminina em TI continua numa tendência lenta, chegando este ano a 12% (10% no ano passado).
  • As mulheres representam apenas um em cada cinco elementos (21%) das equipas de tecnologia.
  • A indústria parece estar significativamente dividida quanto à importância da diversidade para o sucesso do negócio. Quase um quarto (24%) dos executivos de TI afirma que a inclusão e a diversidade não influenciam o cumprimento de objectivos de negócio e de tecnologia. Quase metade (47%) relata que têm alguma influência, e 30% diz que a inclusão e a diversidade impactam os objectivos de negócio e tecnológicos em grande escala.

Big Data e Analytics continuam a liderar as competências necessárias

  • Dois terços (65%) das organizações dizem que a escassez de competências está a impedi-las de acompanhar o ritmo da mudança.
  • Pelo quarto ano consecutivo, Big Data e Analytics são apontadas como as principais competências em falta (46%)

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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