Gestão do compromisso é o desafio dos RH para 2017

43472
0
Share:

As empresas dependem da existência de colaboradores para desempenharem corretamente as suas funções. Uma estratégia de Recursos Humanos deve prever por que passos os colaboradores da mesma devem passar. Em 2017, o grande desafio é as sinergias entre as empresas e os seus colaboradores que levem a um compromisso. O estabelecimento e manutenção deste é essencial para a retenção dos talentos nas empresas.

Para Francois, “A gestão de talento é um fator fulcral na estratégia de negócio e na obtenção de objetivos organizacionais”. O diretor comercial da Meta4 em Portugal fala então do ciclo de vida do colaborador, estratégia e objetivos organizacionais, gestão de talento na estratégia e sobre as tecnologias que auxiliam e complementam tudo isto.

As estratégias das empresas devem ser de Estabilidade, Crescimento, Expansão ou Contração, e deverão ser diferentes para cada linha de vendas. Devem também ter uma perspetiva financeira, de cliente, interna, e por fim, de aprendizagem e crescimento. Gerir os talentos deverá ser sempre diferente de empresa para empresa pois estes devem ser geridos de acordo com toda a estratégia e alinhamento empresarial. É necessário atribuir os talentos certos para cada função, definir quem é essencial, quem deve ser mobilizado ou quem ser formado.

Hoje em dia existem várias tecnologias que, quando aproveitadas, oferecem ótimos contributos para os RH, e os Recursos Humanos têm hoje ao dispor ferramentas para Internal Brand, Processos on boarding, Ferramentas de descentralização de processos, ferramentas da comunicação, de medição de desempenho, progressão e evolução, de gestão de mudança, Big Data, entre outros.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário