Connect with us

Leak Business

Resiliência das TI mais importante do que nunca enquanto a procura de dados aumenta em todas as plataformas

Patricia Fonseca

Publicado a

A Vision Solutions anunciou o seu sétimo relatório anual State of Resilience Report. CESCE SI apresenta este relatório e subscreve as suas conclusões no que diz respeito à importância das soluções que visam mitigar, ou mesmo anular, as situações de inoperacionalidade ao nível das TI.
Intitulado “The Future of IT: Migrations, Protection & Recovery Insights,” (O Futuro das TI: Perspetivas sobre Migrações, Proteção e Recuperação) o relatório agora publicado destaca tendências, oportunidades e desafios, tanto para as TI como para os líderes das empresas.

“Quando as empresas fazem uma previsão para os gastos nas TI em 2015 e mais além, incluindo a tomada de decisões em torno da aquisição de talentos, outsourcing ou alterações de infraestrutura, elas têm de considerar áreas de vulnerabilidade, conhecidas ou imprevistas, relacionadas com os dados críticos,” referiu o Chief Technology Officer da Vision Solutions, Alan Arnold. “O que nós descobrimos com a nossa pesquisa no State of Resilience Report é que as empresas não estão suficientemente preparadas para proporcionarem resiliência aos seus sistemas informáticos, em particular à luz da predominância dos centros de dados híbridos e da aceleração da adoção de ambientes em nuvem. A importância de assegurar a disponibilidade, proteção e sincronização dos dados nas diversas plataformas não pode ser subestimada.”

Os pontos que mais se destacam incluem:
• Cerca de 75 por cento dos inquiridos não tinha calculado os custos por hora do tempo de inoperacionalidade do seu negócio.
• Entre aqueles que tinham sofrido uma falha no armazenamento, cerca de 50 por cento perderam dados no processo, devido a métodos ou práticas de recuperação de desastres insuficientes.
• Aproximadamente dois terços dos inquiridos declararam que adiaram uma migração de dados importante receando o tempo de inoperacionalidade ou falta de recursos.
• A nuvem privada alojada continua a ser o ambiente em nuvem predominante, com 57 por cento de utilização; a adoção de uma nuvem híbrida fica-se pelos 32 por cento, com espaço para crescer.
• Não obstante a crescente popularidade do ambiente em nuvem, cerca de dois terços afirma não dispor de alta disponibilidade ou de uma proteção de recuperação de desastres para os seus dados na nuvem.

O relatório combina conclusões de cinco inquéritos ao nível de setor a mais de 3000 profissionais das TI. A Vision Solutions dividiu os inquéritos nas seguintes categorias: alta disponibilidade/recuperação de desastres, migração, partilha de dados e cloud computing. Além disso, um outro inquérito dirigido a executivos permite compreender melhor qual é a perceção que os cargos dirigentes das TI têm do estado das TI em comparação com os profissionais mais próximos das linhas da frente.

“Para responderem aos muitos desafios trazidos pelo crescimento exponencial dos dados as empresas têm de investir numa sua melhor proteção,” afirmou Pedro Vieira, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da CESCE SI. “E, o que é importante, estas soluções têm de ser suficientemente ágeis para minimizarem perturbações no sistema, suportar tecnologias emergentes e proporcionar flexibilidade para operar em qualquer combinação de plataformas físicas, virtuais e em nuvem, e em qualquer ambiente de armazenamento. Esta é uma base essencial para a resiliência das TI e para o sucesso das empresas no futuro.”

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 dias atrás

InnoWave distinguida como Parceiro do Ano Microsoft nas áreas de Data e AI

A InnoWave foi distinguida como Parceiro do Ano nas áreas de Data e AI pela Microsoft, no evento internacional Inspire...

Notícias3 dias atrás

5 vantagens da Faturação Eletrónica para as Empresas

Embora o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 só obrigue a faturação eletrónica a partir de janeiro de 2019, no âmbito dos contratos...

Notícias3 dias atrás

Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal

A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal, o que permitiu modernizar a gestão de terminais multimodais...

Notícias4 dias atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias4 dias atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias4 dias atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias5 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias5 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...