Relatório da KPMG revela sucesso da solução Sm@rtering da CGI no processamento de dados provenientes de milhões de contadores inteligentes

9680
0
Share:

Um relatório recente da KPMG – “Sm@rtering Volume Tests – Monitoring Report,” comprovou a capacidade de processamento de grandes volumes de dados da solução Sm@rtering da CGI. Os auditores da KPMG acompanharam um estudo realizado pela CGI e criado para medir o nível de eficiência da Sm@rtering no processamento de dados provenientes de cinco milhões de contadores inteligentes. O relatório confirmou a prestação positiva da Sm@rtering no processamento de todos os dados relevantes, em todos os principais processos de negócio envolvidos.

“A CGI tem estado na linha da frente da gestão de infraestruturas de medição avançada (Advanced Meter Infrastructure -AMI), desde que o conceito de AMI apareceu, e desenvolveu a solução Sm@rtering para gerir todo o conjunto de dados da AMI, e respetivo processamento”, disse o vice-presidente da CGI, Paulo Luz, responsável máximo pela unidade de negócio de Energy and Utilities da CGI, em Portugal. “O mercado energético está a ficar cada vez mais inteligente, o que significa que as empresas de serviços públicos têm que estar preparadas para lidar com volumes de dados cada vez maiores. Para isso necessitam de soluções inteligentes e robustas.”

A solução Sm@rtering, que possui uma intuitiva interface de utilização, permite a um fornecedor de serviços públicos a integração — numa única solução — de contadores de água, gás e eletricidade, bem como de clientes residenciais, comerciais e industriais. Pode ainda ser rapidamente implementada em múltiplas geografias.

“A CGI continua a investir na solução Sm@rtering para responder às crescentes necessidades do mercado”, disse Nigel Spooner, vice-presidente da área de Global Utilities da CGI. “O módulo AMI Supervision & Grid Control da Sm@rtering recebeu recentemente uma nova funcionalidade que oferece às empresas de serviços públicos uma vantagem única durante os processos de integração com sistemas externos e com a nova geração de sensores de rede de baixa tensão. Esta nova funcionalidade foi igualmente validada pela KPMG no seu relatório.”

A solução Sm@rtering nasceu da vasta experiência em AMI da CGI, que inclui o desenvolvimento da rede elétrica inteligente em Portugal, em parceria com a EDP, no contexto do projeto InovGrid. O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Eurelectric como o grande projeto de referência de redes elétricas inteligentes na Europa.

Enquanto parte integrante do projeto InovGrid, a solução Sm@rtering foi usada para gerir aproximadamente 400 mil contadores inteligentes de residências privadas em Portugal e Espanha. Este sucesso, combinado com o novo relatório da KPMG, coloca a Sm@rtering na liderança das soluções para gestão de informação num mercado energético cada vez mais impulsionado pelos dados.

Para mais informações, consulte o relatório completo da KPMG ou o seu resumo executivo.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário