15132 0

Recomendações da Information Builders às empresas para uma melhor gestão dos dados

Segundo a empresa analista Penteo, a inteligência e a analítica empresarial tornar-se-ão em 2015 a segunda maior prioridade dos CIOs, o que reflete o seu crescente peso específico nas agendas dos principais decisores do nosso setor. Para que este prognóstico se transforme em realidade, a Information Builders, fabricante especializado em business intelligence (BI) e analytics, integridade e integração da informação, considera que estas tecnologias não só devem estar em poder dos administradores e analistas das empresas, como tem acontecido até a data, como também se devem encontrar à disposição de qualquer colaborador, assim como entre clientes, parceiros e fornecedores. É o que o fabricante norte-americano tem batizado como `Intelligence for everyone´ ou ‘Inteligência para todos’.

Para que este propósito se translade de facto para as empresas, a Information Builders recomenda ter muito em conta três fatores essenciais:

Monetização dos dados: Numerosas companhias têm realizado importantes investimentos na recolha e processamento de dados. De facto, em média utilizam entre 3% e 6% do seu faturamento em melhorias dos seus aplicativos tecnológicos, que em 75% dos casos estão associados à recompilação de dados. E porque não rentabilizar melhor estes investimentos? Para isso, é fundamental que as empresas aprendam a monetizar os seus dados. Ao contrário do que possa parecer, a chave não consiste em comercializar com estes dados, mas sim numa tarefa mais subtil e indireta que possa chegar a gerar diversos benefícios: desde permitir que um processo flua de maneira mais eficiente, até incentivar certos tipos de comportamentos no cliente ou revelar o valor real de um ativo.

Self-service Analytics: O mercado demanda o self-service. Por um lado, o profissional de qualquer empresa quer ser mais autónomo na hora de projetar e desenvolver os seus próprios relatórios e análises, sem depender tanto do departamento de TI. Por outro, os CIOs e CTOs concordam que o analytics deve chegar às mãos de todos os trabalhadores e não só ficar em poder dos altos escalões, mas sempre e quando isso for feito de maneira segura. No entanto, é necessário ter em consideração que nem todos os trabalhadores que se encontram diante de um monitor são analistas de dados. Consciente desta obviedade, a Information Builders tem desenvolvido uma série de soluções que têm permitido que se converta no único fabricante do mercado capaz de oferecer dois tipos de analytics em modo self-service: uma baseada em ferramentas para analistas e outra em apps para as massas.

Gestão de dados de próxima geração: Já em 2012 a recolha de dados nas empresas cresceu aproximadamente 400%; embora a maioria dessa informação tenha sido criada por indivíduos, são as organizações as responsáveis por armazená-las e geri-las. Em numerosas ocasiões o tratamento dessa informação não se tem desenvolvido de maneira correta, mas a Information Builders sabe como solucionar esta grave problemática: em primeiro lugar, gerindo o ciclo de vida do dado do princípio ao fim; e, em segundo, apostando numa arquitetura adaptada aos fenómenos do big data, da cloud e da partilha de informação.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

OutSystems abre escritório em Singapura

A OutSystems abriu um escritório em Singapura que servirá todo o mercado do sudoeste asiático, Austrália e Japão. No arranque da operação e até ao final do primeiro trimestre

Saphety marca presença no 7th ECR Baltic Forum na Estónia

A Saphety e a Systems Integration Solutions serão patrocinadores e keynote speakers do 7th Efficient Consumer Response (ECR) Baltic Forum que se realiza na Estónia, nos dias 13

Contas bancárias online atacadas mais de 5 milhões de vezes no terceiro trimestre de 2015

No terceiro trimestre de 2015, as soluções da Kaspersky Lab bloquearam quase 626.000 tentativas de execução de programas maliciosos capazes de roubar dinheiro através do acesso à banca

Garmin acaba de ser premiada pela edição britânica CoolBrands 2015/2016

A Garmin acaba de ser premiada pela edição britânica CoolBrands 2015/2016. Um anúncio importante que destaca a importância da qualidade, inovação e variedade da gama de produtos, reconhecida pela

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *