17363 0

Quidgest desenvolve projeto pioneiro na visualização de modelos em sistemas de informação

Apesar das inúmeras vantagens do desenvolvimento de sistemas baseado em modelos, a visualização destes modelos torna-se difícil dada a complexidade da informação existente nas organizações. Para responder a esta preocupação dos gestores e das empresas de desenvolvimento internas, a Quidgest lançou um desafio a um conjunto de parceiros de referência para criar o projeto “First Sight Model”.

O “First Sight Model” pretende construir uma framework de engenharia baseada em modelos com múltiplas camadas de abstração que permita, por um lado, visualizar e gerir de modo global o desenvolvimento e a evolução de sistemas de informação complexos e, por outro lado, facilitar a sua visualização para os especialistas de negócio e gestores de topo.

Este projeto irá permitir a redução de custos ao nível de recursos humanos, ao funcionar como um sistema pericial, dotado de inteligência artificial, e uma maior qualidade nas soluções oferecidas ao cliente, que serão testadas com mais frequência e com maior participação dos utilizadores e decisores-chave.

Para Rodrigo Serafim, CTO da Quidgest, “com este projeto queremos estar um passo à frente do mercado, não nos limitando ao processo de transformação automática de modelos em código de programação, que já fazemos com a nossa plataforma Genio, mas também, transformar os requisitos em modelo e o modelo em requisitos, culminando este projeto em duas vertentes, dedução e indução, para além da componente de visualização”.

A Quidgest tem uma longa tradição de Investigação na área da Engenharia de Software e é especialista em geração automática de código. A plataforma Genio que a tecnológica portuguesa criou combina o desenvolvimento baseado em modelação com geração automática de código e permite-lhe gerar soluções de gestão integradas, sem erros e num curto espaço de tempo. Ao ser transposto para o Genio, o projeto “First Sight Model” irá também constituir-se como uma oportunidade para acrescentar valor às soluções da Quidgest para clientes nacionais e internacionais. 


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Siemens aumenta investimento em I&D para 4,8 mil milhões de euros em 2016

A Siemens vai reforçar a sua aposta em Investigação & Desenvolvimento (I&D), aumentando o investimento nesta área, em 300 milhões de euros, no ano fiscal de 2016, já

Ericsson e Cisco colaboram para transformar o Backhaul IP Móvel da Vodafone Portugal

A Ericsson, através da sua parceira global de negócio e tecnológica com a Cisco, formada em novembro de 2015, foi selecionada para o projeto Mobile Backhaul Evolution da

Mercado das empresas de serviços de inspeção e certificação desceu 0,9% em 2013

Segundo o estudo Sectores Portugal: “Serviços de Inspeção e Certificação” publicado pela Informa D&B, o valor do mercado de serviços de inspeção e certificação mantém desde o ano

Barómetro Marketing Digital e E-Commerce Empresas já disponível

A DATA E já disponibilizou o 1º Estudo sobre Empresas de Marketing Digital e E-Commerce 2015. O Barómetro Marketing Digital e E-Commerce Empresas, foi pensado para caracterizar e

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *