23571 0

Quem quer um futuro na área de BI?

Em 2016 o número de profissionais designados por data scientists (cientistas de dados) cresceu mas continua a existir uma lacuna entre os dados disponíveis para as empresas e a capacidade de os analisar e utilizar.

Com o objetivo de fazer frente à falta de especialistas nesta área, a Autónoma Academy, SDG Group, Qlik e a Olisipo lançaram uma pós graduação em Business Intelligence, já no início deste ano.

A primeira edição está agora viabilizada e vai mesmo avançar já no início do ano letivo, dia 21 de Setembro na Autónoma Academy, em Lisboa.

Segundo a McKinsey, 90% de todos os dados do planeta foram gerados nos últimos 24 meses. A revista MIT Technology Review notava em 2013 que apenas 0,5% dos dados existentes eram analisados. Com taxas de crescimento superiores a 50% anuais, vamos ter 43 vezes mais dados em 2020, estima a IBM. E estamos apenas a falar de volume, não de diversidade, complexidade, formatos ou origens.

Em simultâneo, o mundo empresarial exige tempos de decisão cada vez mais reduzidos, mais pessoas em todos os níveis da estrutura a intervir na execução dos processos e que todas as opções tomadas sejam justificadas ou baseadas em dados.

De acordo com Filipa Vicente, Delivery Manager da Olisipo, “Esta procura que registámos nos últimos meses veio provar que os profissionais estão atentos e sensíveis à evolução do mercado e procuram adaptar-se às necessidades das empresas. Estamos perante uma área com grande futuro“.

Eduardo Cardadeiro, diretor executivo da Autónoma Academy, refere “é um programa inovador, com uma vertente teórica e conceptual abrangente e iminentemente prático que visa a criação de competências para especialistas e gestores utilizarem métodos de business analytics. Está orientado a jovens licenciados das áreas de informática de gestão, gestão da informação, engenharia informática, matemáticas aplicadas e estatística e para profissionais com experiencia em áreas de controlo de gestão, Competitive intelligence, Chief Data Officer ou Chief Analytics Officer “.

As pré-inscrições podem ser feitas no portal de formação da Olisipo, em www.olisipolearning.pt.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

QNAP Anuncia DJ2 Live Para Streaming e Armazenamento de Vídeos 4K em NAS

A QNAP lançou o DJ2 Live, uma app de streaming ao vivo para NAS da QNAP que pode transmitir em resoluções de ultra alta definição (4K) e armazenar

Altitude Lança Americas Innovation Lab

A Altitude Software anuncia a abertura do Americas Innovation Lab, um novo centro de desenvolvimento de soluções localizado em São Paulo, Brasil. A iniciativa tem como principal objetivo aproveitar

Exclusive Group aposta no mercado norte-americano

A Exclusive Networks lança a sua marca “Disruptive Distribution” para o mercado dos EUA, nomeando o bem-sucedido responsável de canal Patrick Huth como Vice-Presidente de Alliances Americas. Este

Spin-off da PRIMAVERA avança para a América Latina e mercado europeu

A Valuekeep, spin-off do grupo PRIMAVERA BSS, e a Totum Service estabeleceram um acordo para o fornecimento exclusivo da solução de gestão de manutenção de ativos da tecnológica

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *