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Quatro em cada 10 empresas desaparecerão do mercado nos próximos cinco anos devido à transformação digital

A transformação digital tem o potencial de remodelar o mercado empresarial com maior rapidez que qualquer outra força conhecida na história. Esta é a principal conclusão do relatório apresentado ontem pelo Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios (DBT Center, Global Center for Digital Business Transformation), uma iniciativa conjunta da Cisco e do International Institute of Management Development (IMD) de Lausanne, na Suiça.

O relatório, intitulado Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries, analisa o estado da transformação digital e das perspetivas para as organizações, através de um inquérito realizado junto de 941 líderes de negócio de 12 sectores e 13 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

O estudo revela que, nos próximos cinco anos, a transformação digital fará desaparecer do mercado cerca de 40% das atuais empresas em cada um dos 12 sectores analisados. Apesar disso, 45% das empresas consultadas não consideram que a transformação digital deva captar a atenção dos organismos diretivos.

Como destaca Martin McPhee, Vice Presidente Sénior da Cisco Consulting Services, “cada cidade, país e negócio deverá transformar-se em digital para poder avançar e sobreviver na nova economia. O Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios, que combina inovação e formação, servirá como plataforma para que os responsáveis possam descobrir os pilares da transformação digital – o quê, o como e porquê – e como garantir a sustentabilidade das suas organizações”.

A maioria dos executivos inquiridos considera a digitalização algo positivo para os negócios e para a sociedade. Assim, 75% dos consultados acreditam que a transformação digital é uma forma de progresso e 72% afirmam que otimiza o valor para os clientes, ao passo que 66% acreditam que tem benefício para as pessoas. Por sua vez, 43% reconhece o risco de disrupção digital ou não o mediu, enquanto apenas um em cada quatro (25%) define a sua abordagem à transformação digital como “proactiva”.

Entre os 12 sectores analisados no relatório, o de Produtos e Serviços de Tecnologia é aquele que tem maior potencial de mudança nos próximos cinco anos. Os sectores que geralmente se apoiam na análise de dados e nas redes tecnológicas para trocar estes dados de forma digital são os primeiros a apresentar potencial disruptivo, incluindo Media e Entretenimento, Telecomunicações, Serviços Financeiros e Retalho.

Mudanças no Mercado

A transformação digital está a ser impulsionada por start-ups, concorrentes digitalmente proactivos e, cada vez mais, pela interconexão de sectores à medida que a digitalização leva os negócios a alcançar novos mercados. Em geral, os diretores das atuais empresas dos 12 sectores esperam uma mudança substancial como consequência da transformação digital nos próximos cinco anos, incluindo movimentos na quota de mercado. Porém, quase um terço das organizações inquiridas adotaram uma postura observadora, para mais tarde imitar a concorrência que teve sucesso.

Não só estão a mudar os modelos de negócio como também as cadeias de valor e as ofertas de produtos, pelo que a digitalização transforma os sectores e torna cada vez mais obscuros os limites entre eles”, refere Michael Wade, Diretor do DBT Center e Professor de Inovação e estratégia na escola IMD. “À medida que as indústrias se movem no sentido de um Vórtice Digital, os componentes físicos vão sendo descartados até ao ponto em que se inibem as vantagens competitivas. As entidades disruptivas com mais sucesso apoiam-se no que definem como ‘disrupção combinada’, que combina múltiplas fontes de valor – como custo, experiência e plataforma – para criar novos modelos de negócio disruptivos e benefícios exponenciais”.

O termo “Vórtice Digital” descreve uma força impulsionadora criada pela digitalização através de todos os sectores e como as organizações estão a ser empurradas irremediavelmente para o centro deste fenómeno. O estudo sobre os desafios e oportunidades da transformação digital é um primeiro passo fundamental para a tarefa que o DBT Center assumirá nos próximos cinco anos, incluindo a participação da IMD, da Cisco e de um completo sistemas de parceiros.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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