16296 0

Qualidade de sites e apps determina decisão de compra

A maioria dos consumidores portugueses (65%) admite que o site ou aplicação móvel de uma marca ou de um distribuidor pode fazer a diferença face aos seus concorrentes no momento da compra. Esta é uma das conclusões de um recente estudo do Observador Cetelem, que analisou a influência dos sites no processo de compra dos consumidores europeus.

O estudo revela ainda que a qualidade do site da Internet ou aplicação móvel de uma marca/distribuidor pode incitar os consumidores a deslocarem-se às lojas dessa marca/distribuidor. Efetivamente, cerca de três europeus em cada quatro afirmam que a qualidade de um site pode incitá-los a ir às lojas da marca em questão. Essa tendência, que é ainda maior entre os portugueses (76%, contra a média europeia de 73%), mostra que a Internet funciona como fonte de tráfego para as lojas.

Cada vez mais, a conquista do cliente offline é efetuada desde as suas primeiras pesquisas online. E se uma marca pretende que os clientes comprem os seus produtos, é preciso, antes de mais, dizer-lhes onde os encontrar. Assim, cerca de 72% dos europeus declaram procurar na Internet as lojas mais próximas que propõem os produtos procurados e outros 19% não têm por hábito recorrer a esta ferramenta, mas consideram as informações geo-localizadas muito úteis.

«As conclusões da análise efetuada pelo Observador Cetelem destroem por completo a ideia de que poderia existir um confronto entre a Internet e as lojas enquanto espaços físicos. Os consumidores mostram sinais claros de que querem lojas e Internet numa interdependência cada vez maior. Querer separar o “online” do “offline” deixou de fazer sentido» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

NOESIS cria joint venture com Inforza

A NOESIS e a Inforza acabam de unir esforços e criar uma joint venture na Holanda para as áreas de gestão da qualidade e desenvolvimento ágil de aplicações

NOS assegura todas as comunicações do BPI com solução global de serviços

A NOS vai assegurar, a partir de Janeiro de 2015, todas as comunicações do BPI, através de uma solução integrada e global que prevê a prestação de vários

Pesquisa: As empresas precisam aproveitar a tecnologia de colaboração para melhorar a sua posição competitiva

Uma nova pesquisa publicada pela Dimension Data revela que a tecnologia não conseguiu melhorar o posicionamento competitivo das organizações globais. Esta é uma das principais conclusões presentes na

IBM disponibiliza Software e Serviços Cloud baseados em Open Standards

A IBM anunciou numa conferência para clientes e parceiros em Las Vegas que todos os seus serviços e software em modelo Cloud passarão a ser baseados em arquiteturas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *