Qlik revela ofertas cloud: primeira solução de Business Intelligence a oferecer Data-as-a-Service

11440
0
Share:

A Qlik anuncia a sua oferta de Qlik Cloud, composta por vários serviços. Como resultado da sua recente aquisição da DataMarket, a empresa apresenta o Qlik DataMarket, uma oferta de Data-as-a-Service através da Qlik Cloud, juntamente com a Qlik Sense Cloud para uma partilha gratuita de aplicações e a Qlik Sense Charts para a partilha de visualizações em sites públicos.

Qlik DataMarket oferece fontes de dados externas na cloud para comparação, validação e contextualização

À medida que as organizações caminham para uma cultura baseada em dados, a importância do contexto aumenta consideravelmente. A disponibilidade on-demand de fontes de dados normalizadas que os utilizadores possam consultar rapidamente para melhores perspetivas é uma das chaves para decisões mais informadas, que garantem vantagens competitivas. Com o Qlik DataMarket, os utilizadores podem aceder a uma abrangente biblioteca de dados externos diretamente do Qlik Sense para permitir que aumentem e criem referências cruzadas com a sua informação privada para uma melhor contextualização e para perspetivas mais aprofundadas. Nenhum outro fabricante do mercado de business intelligence oferece este tipo de bibliotecas de informação, que junta tanto as fontes de dados gratuitas como as pagas, em serviços de dados baseados na cloud.

Com o Qlik DataMarket, os utilizadores podem combinar facilmente dados externos com as suas informações internas. Podem fazer buscas em dados sindicados, personalizados e públicos e comparar os dados normalizados de diferentes fontes para fazerem benchmark, para verificarem e visualizarem esses dados para obterem diferentes perspetivas. Desta forma, compreendem as importantes associações e relações. Por exemplo, um diretor de vendas pode acrescentar informações populacionais aos dados de vendas para melhor compreender a penetração no mercado ou combinar dados meteorológicos para perceber o efeito que o tempo tem nas vendas.

Com mais de 250 prestadores de informação, 100 mil data sets e mais de 7 mil milhões de valores factuais, o Qlik DataMarket é um hub centralizado de dados que dá aos utilizadores a capacidade de forma rápida responderem a questões fulcrais para o seu negócio. O Qlik DataMarket é disponibilizado pré-configurado com muitas das fontes de dados mais vulgarmente usadas através de um modelo de subscrição. Estas fontes contém dados sobre demografia para negócios, moedas, população, indicadores económicos, indicadores de desenvolvimento, condições meteorológicas, entre outros, disponibilizados em vários níveis de granularidade, alguns dos quais até ao pormenor do código postal.

Solução de Qlik Sense Cloud para a criação e partilha de Apps

• Qlik Sense Cloud: Já está neste momento disponível. Permite que os utilizadores partilhem gratuitamente aplicações Qlik Sense com até cinco colaboradores sem que estes tenham que fazer download do Qlik Sense. Esta medida aumenta a base de utilizadores exposta às descobertas potenciadas pelo Qlik Sense. Irão ser apresentadas mais funcionalidades para a Qlik Sense Cloud, incluindo a capacidade de criação de apps e storyboards usando dados pessoais e informações do Qlik DataMarket. Assim, os utilizadores terão uma experiência com o Qlik Sense que vai desde a criação até à colaboração sempre na cloud e em qualquer equipamento.

• Qlik Sense Charts: Permite que utilizadores com parcos conhecimentos técnicos incluam gratuitamente visualizações interativas de Qlik Sense em qualquer website público ou blogue e que as partilhem através de social media. Os leitores podem então ver um gráfico otimizado, independentemente das dimensões do equipamento, graças ao design responsivo Qlik. Além disso, podem aplicar filtros nos dados, para melhor avaliação dos mesmos.

Os utilizadores empresariais estão a verificar um valor imediato na partilha com a Qlik Sense Cloud. Marc Osofsky, Senior Vice President & General Manager da Lionbridge explica: “a minha equipa na Europa de Leste precisava de uma ferramenta de analítica que recolhesse dados a partir de vários sistemas operacionais de forma a melhorar a forma como gerimos o negócio. Escolhemos a solução Qlik Sense e estamos impressionados. Desde então, partilhámo-la com a nossa organização de TI para ser avaliada como parte de uma iniciativa mais abrangente, o que é muito útil já que nós colaboramos estrategicamente”.

“A nossa estratégia cloud envolve mais do que uma simples infraestrutura ou o recurso a Software-as-a-Service”, indica Anthony Deighton, Qlik CTO e SVP de Products. “Na Qlik, vemos uma enorme oportunidade para os serviços de valor acrescentado baseados na cloud, como o Qlik DataMarket Data as a Service, para otimizar a experiência de analítica visual, até ao ponto da tomada de decisão. Assim, e uma vez que as pessoas não tomam decisões sozinhas, a partilha na cloud será sempre uma parte importante da nossa estratégia de colaboração”.

A partilha com o Qlik Sense Cloud já está disponível. O Qlik DataMarket no Qlik Sense vai estar disponível em junho de 2015 e no QlikView na segunda metade do ano. O Qlik Sense Charts e a capacidade de criar na Qlik Sense Cloud estarão disponíveis na segunda metade de 2015.

A Qlik Cloud faz parte do portfolio de analítica visual da Qlik, que inclui:

• Qlik Analytics Platform: Especialmente concebida para facilitar a conceção de apps baseadas em dados, com a performance reconhecida da Qlik. Os OEMs e os developers podem construir projetos em cima do poderoso QIX in-memory Associative Indexing Engine, com capacidades totais para mashup e APIs de extensões. Com esta plataforma, deixam de estar confinados às limitações específicas de visualização de um fabricante, mas antes podem usá-la como um toolkit e como uma plataforma aberta para o que querem construir.

• Qlik Sense Desktop: Versão gratuita da aplicação de próxima geração de visualização de dados da Qlik que oferece uma experiência de utilização muito intuitiva, em modelo arrastar-e-largar, para visualização e exploração de dados, e que garante acesso a capacidades de elaboração de histórias num cliente Windows standalone. Os utilizadores menos experientes podem começar arrastando simplesmente um documento Excel para a app ou ligando-se a várias fontes de dados usadas no negócio. O Qlik Sense Desktop é gratuito para um uso pessoal e comercial, e não há restrições quanto ao número de apps que podem ser criadas ou quanto à partilha de ficheiros.

• Qlik Sense Enterprise: O Qlik Sense Enterprise cobre todas as necessidades de business intelligence, desde o reporting à análise visual em modelo self-service passando por analítica orientada e personalizada. O Qlik Sense Enterprise foi desenhado para responder às mais díspares audiências sem qualquer compromisso: os utilizadores empresariais acedem à experiência intuitiva de que necessitam, os developers ganham novas asas com a eliminação de barreiras e os departamentos de TI têm acesso a um controlo centralizado para gestão e governação.

• Qlik Cloud: A Qlik continua a enriquecer as soluções Qlik Cloud: os utilizadores podem agora escolher um serviço totalmente gerido da Qlik Sense Cloud; a colaboração está a ser melhorada com a capacidade de partilha pública de gráficos interativos através do Qlik Sense Charts; e o Qlik DataMarket permite o acesso facilitado e on-demand a fontes de dados externas.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário