Qlik apresenta Qlik Sense Enterprise 2.0

13640
0
Share:

A Qlik acaba de revelar a versão preview do Qlik® Sense Enterprise 2.0, a nova release da sua moderna abordagem baseada em plataformas ao business intelligence (BI), que estará disponível em junho de 2015. O Qlik Sense Enterprise cobre casos de uso dentro das organizações que vão desde visualização de dados em modelo self-service até tarefas de reporting e dashboards, passando por analítica orientada e analítica embutida – tudo baseado no QIX Associative Indexing Engine patenteado. No encontro Qonnections Global Partner Summit, a Qlik revelou algumas funcionalidades em áreas de preparação de dados em modelo self-service, no reporting integrado e novas visualizações.

“O Qlik Sense tem o potencial para expandir os nossos casos de utilização de business intelligence”, indicou o CIO do Omnicom Media Group France, Vincent Cadoret. “O Qlik Sense expande a cocriação com o utilizador final, com mais possibilidades de self-service e de criação de histórias, mas mantendo o poder do motor de associações da Qlik e reutilizando os modelos de dados das aplicações QlikView já existentes. A criação de histórias é uma capacidade muito útil para facultar valor: ajuda a construir uma narrativa sem que nos percamos num gigantesco oceano de dados. Por exemplo, nós investimos nas capacidades de criação de histórias do Qlik Sense para reuniões de topo que temos com clientes, não só para fazermos atualizações sobre tendências mas também para abordar perspetivas de produtividade”.

A primeira e única solução de BI totalmente redimensionável para as empresas modernas que privilegiam a análise de dados

O Qlik Sense pode ser redimensionado para responder às necessidades dos negócios à medida que eles crescem, mantendo a confiança, a segurança e o nível de governação de que as empresas necessitam. O Qlik Sense foi concebido de raiz para oferecer à empresa visualizações elegantes e facilidade de uso, assim como funcionalidades móveis e colaborativas para grupos e equipas, governação de classe empresarial e capacidade de gestão.

As atuais ferramentas de visualização garantem facilidade de uso ao utilizador de Excel, mas não são desenhadas para serem redimensionáveis. Além disso, falta-lhes as capacidades de governação de dados e de gestão de classe empresarial. A Qlik disponibiliza uma perspetiva totalmente diferente ao mercado de BI através da sua única abordagem baseada em plataformas, que confere a todos a possibilidade de responderem não só à questão ‘o que aconteceu?’, mas também ‘porquê?’. Além disso, permite começar a responder à dúvida sobre ‘o que poderá suceder a seguir’.

“O Qlik Sense combina a produtividade inerente à descoberta pessoal de dados em modelo self-service com as funcionalidades de segurança, escalabilidade e de governação de BI de qualidade de produção transversal à empresa”, refere Anthony Deighton, CTO da Qlik e SVP de Produtos. “Esta estratégia junta o melhor de dois mundos e preenche o espaço entre as rápidas ferramentas interativas de analítica visual e os poderosos stacks de larga escala de produção de BI”.

A colaboração fomenta uma utilização mais profunda

Para tirar o máximo valor dos seus investimentos em visualização, os utilizadores devem poder partilhar as análises com grande facilidade. Depois da recente aquisição da NPrinting, os utilizadores podem agora beneficiar da capacidade de imprimir e exportar conteúdo para PDF e para PowerPoint, de produzir relatórios para partilhar perspetivas através de um simples clique dentro do Qlik Sense.

Preparação de dados em modelo self-service reduz o tempo de desenvolvimento de perspetivas

O Qlik Sense permite que os utilizadores recolham dados de múltiplas fontes em diferentes formatos e que façam ligações automáticas entre fontes, descobrindo relações escondidas dentro dos dados. O Smart Data Load é a nova capacidade de perfis de dados em modelos visuais que torna ainda mais simples a recolha de dados dos mais díspares locais dentro da empresa para os juntar numa única aplicação, usando uma interface de utilização simples e interativa. O visual data load editor melhora a capacidade de cumprimento das mais comuns tarefas de forma simples, com esta abordagem click-and-go que não implica qualquer data scripting. Os power users continuam todavia a ter a possibilidade de recorrer a scripts para casos de utilização mais complexos.

Melhoramentos invejáveis que tornam as visualizações e a exploração de dados mais intuitivas

Entre as novas funcionalidades encontram-se elementos como melhorias no sistema de autossugestão e ranking no Smart Search, melhoramentos a funcionalidades em mapas, objetos KPI e pivot tables.

Partilha e Data-as-a-Service na Cloud

Com o Qlik DataMarket, os utilizadores podem aceder a uma abrangente biblioteca de dados externos diretamente no Qlik Sense, o que lhes permite ampliar e criar referências cruzadas com os seus dados privados, de forma a conferir-lhes um contexto. Também disponível, o Qlik Cloud permite que os utilizadores partilhem aplicações Qlik Sense com até cinco pessoas de forma gratuita sem que elas precisem de fazer download do Qlik Sense.

O Qlik Sense Enterprise faz parte do portfolio de soluções de analítica visual da Qlik, que inclui:

  • Qlik Analytics Platform: Especialmente concebida para facilitar a conceção de apps baseadas em dados, com a performance reconhecida à Qlik. Os OEMs e os developers podem construir projetos em cima do poderoso motor QIX in-memory Associative Indexing Engine, com capacidades totais para mashup e APIs de extensões. Com esta plataforma, deixam de estar confinados às específicas limitações de visualização de um fabricante, mas podem usá-la como um toolkit e como uma plataforma aberta para o que querem construir.
  • Qlik Sense Desktop: Versão gratuita da aplicação de próxima geração de visualização de dados da Qlik que oferece uma experiência de utilização muito intuitiva, em modelo “drag and drop”, para visualização e exploração de dados, e que garante acesso a capacidades de elaboração de histórias num cliente Windows standalone. Os utilizadores menos experientes podem começar arrastando simplesmente um documento Excel para a app ou ligando-se a várias fontes de dados usadas no negócio. O Qlik Sense Desktop é gratuito para um uso pessoa e comercial, e não há restrições quanto ao numero de apps que podem ser criadas ou quanto à partilha de ficheiro.
  • Qlik Sense Enterprise: O Qlik Sense Enterprise cobre todas as necessidades de business intelligence, desde o reporting à análise visual em modelo self-service passando por analítica orientada e personalizada. O Qlik Sense Enterprise foi desenhado para responder às mais díspares audiências sem qualquer compromisso: os utilizadores empresariais acedem à experiência intuitiva de que necessitam, os developers ganham novas asas com a eliminação de barreiras e os departamentos de TI têm acesso a um controlo centralizado para gestão e governance.
  • Qlik Cloud: A Qlik continua a enriquecer as soluções Qlik Cloud: os utilizadores podem agora escolher um serviço totalmente gerido da Qlik Sense Cloud; a colaboração está a ser melhorada com a capacidade de partilha pública de gráficos interativos através do Qlik Sense Charts; e o Qlik DataMarket permite o acesso facilitado e on-demand a fontes de dados externas.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário