Qlik anuncia plataforma para visualização e analítica de dados

9504
0
Share:

A Qlik apresenta uma plataforma moderna de analítica para apoiar o desenvolvimento e criação de aplicações de analítica orientada e personalizada, incluindo mash-ups web. A Qlik Analytics Platform foi concebida especificamente para que os developers criem apps baseadas em dados que possam diferenciar as suas organizações e que beneficiem do desempenho reconhecido à Qlik. A Qlik Analytics Platform pode ser utilizada para aumentar o alcance de estratégias de business intelligence (BI) para parceiros e clientes através da sua extranet e dos seus sites de internet, criando assim as condições necessárias para uma maior colaboração e interação através de dados.

A Qlik Analytics Platform garante acesso total ao QIX Associative Data Indexing Engine de próxima geração, que permite que os utilizadores explorem as relações entre múltiplas fontes de dados que poderiam estar escondidas em modelos de dados hierárquicos e baseados em queries. O motor QIX aproveita um armazenamento in-memory baseado em colunas, o que faculta uma compressão e indexação de dados de alta performance. Desta forma, o utilizador tem à sua disposição uma exploração livre de dados sem qualquer predeterminação das perguntas. O resultado é não só um tempo mais reduzido na criação de aplicações, mas também um mais curto tempo de resposta.

 A Qlik Analytics Platform é constituída por:

  • O QIX Associative Data Indexing Engine;
  • Uma moderna biblioteca de visualizações preparadas para equipamentos móveis (cortesia do Qlik Sense);
  • APIs abertas e documentadas, incluindo mashup e APIs de extensões;
  • Acesso de Direct API ao motor QIX;
  • APIs de backend de nível de gestão; e
  • Um toolkit de aplicações para criar um modelo de dados, para construir expressões e para aproveitar o motor de gráficos da Qlik.

“Muito embora as visualizações suportadas pela Qlik Analytics Platform sejam intuitivas, desenhadas para ambientes móveis, e ‘inteligentes’, já que são sempre conscientes do seu contexto, a piéce de resistance é mesmo o motor QIX”, refere Anthony Deighton, Qlik CTO e SVP de Produtos. “Os developers podem construir apps que recorram a fontes de dados existentes e/ou data warehouses, ou simplesmente carregar os dados no QIX e beneficiarem da poderosa tecnologia de indexação que vai diferenciar as suas apps da concorrência. Na verdade, concebemos o Qlik Sense usando a mesma plataforma e APIs que estamos agora a disponibilizar aos developers de todo o mundo”.

“A Tagetik disponibiliza uma solução empresarial de gestão de desempenho baseada na cloud que ajuda os CFOs a planear e criar relatórios e a revelarem dados em menos tempo, com mais confiança e com um risco mais reduzido”, indica Manuel Vellutini, co-CEO da Tagetik – um parceiro Qlik OEM. “Com a nova Qlik Analytics Platform, conseguimos embutir rapidamente a analítica de classe mundial da Qlik e a visualização em self-service na nossa solução Tagetik Analytics. Esta parceria garante uma excelente oportunidade para que os clientes de ambas as empresas expandam o valor dos seus investimentos nos produtos das nossas empresas”.

Os developers estão também a aproveitar as APIs abertas para alargarem a plataforma, criando um ecossistema mais abrangente em torno da tecnologia Qlik, incluindo soluções presentes no branch.qlik.com. O Qlik Branch faz parte do movimento de open source, e fomenta a colaboração e inovação oferecendo acesso livre a formas de como as empresas podem interagir e recorrerem ao Qlik Sense para criarem websites, visualizações, aplicações e muito mais. Uma vez que todos os projetos são partilhados de acordo com um modelo de licenciamento de open source, os utilizadores podem não só criar, lançar e colaborar em projetos com também encontrar soluções e extensões de download com a totalidade do código fonte de forma gratuita. A equipa de Qlik Developer Relations participa ativamente para apoiar a partilha e a troca de ideias.

A Qlik Analytics Platform faz parte do portfolio de analítica com visualizações, que inclui:

  • Qlik Analytics Platform: Especialmente concebida para facilitar a conceção de apps baseadas em dados, com a performance reconhecida à Qlik. Os OEMs e os developers podem construir projetos em cima do poderoso QIX in-memory Associative Indexing Engine, com capacidades totais para mashup e APIs de extensões. Com esta plataforma, deixam de estar confinados às específicas limitações de visualização de um fabricante, mas podem usá-la como um toolkit e como uma plataforma aberta para o que querem construir.
  • Qlik Sense Desktop: Versão gratuita da aplicação de próxima geração de visualização de dados da Qlik que oferece uma experiência de utilização muito intuitiva, em modelo “drag and drop”, para visualização e exploração de dados, e que garante acesso a capacidades de elaboração de histórias num cliente Windows standalone. Os utilizadores menos experientes podem começar arrastando simplesmente um documento Excel para a app ou ligando-se a várias fontes de dados usadas no negócio. O Qlik Sense Desktop é gratuito para um uso pessoa e comercial, e não há restrições quanto ao numero de apps que podem ser criadas ou quanto à partilha de ficheiro.
  • Qlik Sense Enterprise: O Qlik Sense Enterprise cobre todas as necessidades de business intelligence, desde o reporting à análise visual em modelo self-service passando por analítica orientada e personalizada. O Qlik Sense Enterprise foi desenhado para responder às mais díspares audiências sem qualquer compromisso: os utilizadores empresariais acedem à experiência intuitiva de que necessitam, os developers ganham novas asas com a eliminação de barreiras e os departamentos de TI têm acesso a um controlo centralizado para gestão e governance.
  • Qlik Cloud: A Qlik continua a enriquecer as soluções Qlik Cloud: os utilizadores podem agora escolher um serviço totalmente gerido da Qlik Sense Cloud; a colaboração está a ser melhorada com a capacidade de partilha pública de gráficos interativos através do Qlik Sense Charts; e o Qlik DataMarket permite o acesso facilitado e on-demand a fontes de dados externas.

“A Qlik está dar vida à sua visão de analítica para todos. Tal como acontece com a nossa experiência de utilizador, que oferece uma exploração livre de quaisquer restrições, não limitamos as possibilidades da natureza de aplicações baseadas em dados que é possível construir, e criamos um mercado significativamente maior para a Qlik e para os seus parceiros”, sublinhou Rick Jackson, CMO da Qlik.

Os preços da Qlik Analytics Platform estarão disponíveis em junho de 2015.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário