Qlik Anuncia Empenhamento na Ação da Clinton Global Initiative em Resposta às Questões da Escassez Global de Água

9152
0
Share:

Como referido durante a sessão plenária sobre clima e resiliência durante a Reunião Anual de 2015 da Clinton Global Initiative (CGI), a Qlik  e o seu CEO Lars Björk, anunciaram um novo empenhamento plurianual na ação do CGI em resposta às questões de disponibilidade e qualidade da água em todo o Mundo. Ajudando a informar e a influenciar importantes decisões sobre a água, como a alocação, as alterações de políticas, a resposta à crise e as melhorias das infraestruturas, a Qlik e os seus parceiros vão colaborar num amplo e inovador painel de visualização alavancando a plataforma analítica da Qlik para juntar volumosos conjuntos de dados históricos, informação em tempo real, reportagem no terreno e o compromisso público.

A procura mundial de água doce está a crescer e a escassez de água está a desregular a produção de energia, provocando escassez de alimentos, invertendo o desenvolvimento económico, e ameaçando a estabilidade política. Os impactos urgentes estão a ser sentidos desde os EUA, que perderam um ponto do PIB em 2012 devido a uma seca aguda e continuada, à Ásia, ao Médio Oriente e à América do Sul, onde a seca e as inundações desencadearam graves perturbações e instabilidade política.

O empenhamento da Qlik, “Groundwater: Data to Drive Action Toward Sustainability”, foi escolhido como um enfoque exemplar para agregação de dados numa plataforma visual aberta que influenciará importantes decisões globais que sustentam a abundância ou escassez de alimentos, a produção ou não de energia e tranquilidade ou o atrito entre as pessoas. De acordo com o The World Economic Forum Global Risks Report 2015, “as crises da água” posicionam-se como o risco global de maior impacto e estão a surgir como sérias ameaças às pessoas, às empresas, ao meio ambiente e à estabilidade política em todo o Mundo. O reconhecimento da Qlik decorre do Empenhamento na Ação da CGI, que encoraja os seus membros a proporem planos concretos para responder a desafios globais como forma de traduzir objetivos práticos em resultados com significado.

“A Qlik tem orgulho em ser membro da CGI de trabalhar com os nossos parceiros para conduzir uma iniciativa de apoio a algumas das mais importantes decisões que o nosso planeta enfrenta em relação à disponibilidade ou à falta de água doce”, afirmou Lars Björk, CEO da Qlik.  “A nossa capacidade de responder fica em dúvida a não ser que analisemos a fundo as ligações e combinemos os melhores recursos de reporte, recolha de dados e participação para compreendermos toda a história dos desafios e das respostas. Precisamos de ativar o melhor e mais criativo pensamento para compreendermos e podermos responder. Estamos muito satisfeitos por ajudarmos a identificar oportunidades para serem avançadas soluções para os desafios que o nosso Mundo enfrenta”.

O Circle of Blue, a equipa de renomados jornalistas e investigadores sobres as questões da água e dos recursos mundiais, tem sido desde há cinco anos um cliente Qlik “Change Our World”. No último ano, o Circle of Blue e a Qlik juntaram-se para produzir um painel de dado que visualiza os níveis atuais e passados das reservas de água Califórnia em apoio da White House Climate Data Initiative.

“Vivemos uns tempos em que as mudanças climáticas pressionam os nossos sistemas de água, comida e energia, causando ruturas de milhares de milhões de dólares e testando globalmente a resiliência humana e ecológica”, sublinha J. Carl Ganter, diretor executivo so Circle of Blue e membro do Conselho da Água na World Economic Forum Global Agenda. “Na atual era de transmissão de dados em massa e de fluxos de dados sem precedentes, não podemos dar-nos ao luxo de manter as realidades dos desafios ambientais dos dias de hoje fechadas em documentos estáticos ou em coleções silo.d”. J. Carl Ganter recebeu o Centennial Innovation Award da Fundação Rockefeller por ter conjugado narrativas atraentes com dados estratégicos.

Os parceiros da Qlik neste empenhamento com a CGI incluem o Circle of Blue, o Columbia Water Center, a University of California Irvine, o Pacific Institute, com apoio de dados das redes sociais por parte do Twitter.  A Qlik proporcionará painéis de visualização de dados construídos com base no Qlik Sense®, uma infraestrutura de implementação pública utilizando a Qlik® Cloud, e gestão e aquisição de dados em larga escala, e capacidades de partilha através do Qlik® Data Market. Pela primeira vez, decisores políticos, empresas e o público poderão aceder e visualizar informação científica e técnica num painel agregado que permite a sua análise apoiando uma tomada de decisões forte e equilibrada.

Este empenhamento multiparceiros será lançado com uma aplicação-piloto de visualização de dados sobre fontes de água subterrânea e correspondentes fluxos de água na Califórnia e no Oeste Americano. O empenhamento ampliará o seu âmbito a fontes de água nacionais e depois globais, proporcionando um recurso visual, credível, cumulativo e colaborativo para decisores políticos, investigadores, media e público e m geral. Levantamento contínuo e monitorização detalhada terão lugar durante o decurso dos três anos de empenhamento no sentido de promover melhorias que assegurem a validade, valor e impacto dos painéis sobre a preocupação crescente no mundo para impulsionar ações visando sustentar fontes de água subterrânea vitais.

Ao participar na Reunião Anual do CGI, Lars Björk também contribuiu num painel sobre “Hacking the Solution: Connecting Experts From Technology and International Development”, que abordou as oportunidades para adaptar as tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento dos contextos nacionais.

A Clinton Global Initiative

Estabelecida em 2005 pelo Presidente Bill Clinton, a Clinton Global Initiative (CGI) é uma iniciativa da Clinton Foundation que  reúne líderes globais para criarem e mplementarem soluções  para os maiores desafios do Mundo. As reuniões Anuais da CGI  juntaram 190 atuais e anteriores chefes de Estado, mais de 20 laureados com o Prémio Nobel, e centenas de importantes CEO’s, responsáveis por fundações e ONG’s, principais filantropos, e membros dos media. Atualmente, os membros da comunidade CGI fizeram mais de  3,200 “Commitments to Action”, que melhoraram as vidas de mais de 430 milhões de pessoas em mais de 180 países.

Para além da Reunião Anual, a CGI reúne a CGI América, uma reunião centrada em soluções colaborativas para a recuperação económica nos Estados Unidos; e a CGI University (CGI U), que junta estudantes e licenciados para enfrentar os desafios mais prementes nas suas comunidades ou através do Mundo. Neste ano a CGI também reuniu a CGI Middle East & Africa, que juntou líderes de todos os setores no sentido de responderem com ações aos desafios sociais, económicos e ambientais mais prementes.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário