Connect with us

Leak Business

PT migra sistemas TI que suportam negócio móvel para o Data Center da Covilhã

Patricia Fonseca

Publicado a

A PT acaba de migrar todos os dados referentes ao negócio móvel para o seu Data Center na Covilhã, numa  operação  exigente  de  consolidação  dos  seus  diferentes  sistemas,  otimização  de  recursos  e
redução de custos. Os dados transferidos para o Data Center na Covilhã provêm do Data Center do edifício Marconi, em Lisboa, e abrangem mais  de 500  servidores e 610 terabytes de informação.

Esta iniciativa, à qual estiveram alocados cerca de 160 colaboradores PT, materializa uma estratégia de racionalização  de  recursos,  diminuição  de  custos  e  garantia  de  poupanças  significativas  ao  nível
energético decorrentes da consolidação de sistemas e da libertação de espaço. No total, verificou-se uma taxa de consolidação de espaço de 66%, tendo sido ainda assegurada a virtualização de mais de
80% dos servidores.

De notar que o negócio móvel da PT engloba mais de 7.300 milhões de clientes, gera um tráfego diário de dezenas de milhares de carregamentos, envolve contacto direto com clientes em mais de 260 lojas
em todo o país e interações diretas no call center materializadas em milhares de chamadas por dia. Independentemente  da  complexidade  e  do  nível  de  risco  da  operação,  todos  os  serviços  PT continuaram a funcionar sem qualquer disrupção, tendo ficado assegurada uma experiência de cliente o mais próxima possível da normalidade.

As fases que garantiram o sucesso da operação 

Foram  aproximadamente  8  meses  de  planeamento,  em  que  a  primeira  etapa  foi  de  assessment, durante a qual foi feito o levantamento de todos os sistemas e das aplicações neles integradas. Após esta fase, foi definida a melhor estratégia para a migração, tendo as aplicações sido divididas em grupos  ou bundles. Foram então definidos vários eventos de migração a desenvolver ao longo de seis meses,
com  vista  à  total  isenção  de  riscos  para  os  clientes  e  a  garantia  do  normal  funcionamento  da organização na gestão do negócio móvel.

Coordenado pela Direção de Engenharia e Operações Cloud da PT, este projeto envolveu várias equipas da empresa, designadamente das áreas de qualidade de serviço e operações, que foram críticas para o  sucesso  de um  projeto  com  esta  dimensão.  Em  conjunto,  as  equipas analisaram, desenharam  e testaram medidas de contingência, escalando a migração aplicacional em função do maior ou menor impacto no cliente, nomeadamente ao nível do call center, das lojas e da área de selfcare.

O sucesso da migração dos dados móveis do edifício Marconi para o Data Center da PT na Covilhã resultou do know-how e experiência das equipas PT envolvidas, do seu parceiro EMC  e da metodologia aplicada que, no seu conjunto, contribuíram para a mitigação do risco e a garantia de funcionamento do negócio always on.  Tirando partido das infraestruturas e da capacidade técnica do Data Center da PT na Covilhã, um dos maiores e melhores do mundo, esta migração de dados permite à PT aumentar a qualidade do serviço prestado, garantindo aos clientes níveis máximos de segurança, eficiência e eficácia.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias6 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias6 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias7 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias7 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias1 semana atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias1 semana atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias1 semana atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...