Connect with us

Leak Business

PT lança IoT Challenge para startups e developers e leva os melhores ao Web Summit

Patricia Fonseca

Publicado a

A PT acaba de lançar o IoT Challenge PT, um certame tecnológico que desafia startups e developers de machine to machine (M2M) e Internet of Things (IoT) a desenvolverem ideias a partir de soluções PT Empresas, com destaque para o IoT Place, que a PT acaba de disponibilizar para fazer face às necessidades presentes e futuras das pessoas e das empresas.

O IoT Challenge PT, cujas inscrições estão abertas até 7 de outubro, vai permitir aos grupos de trabalho selecionados desenvolverem ou adaptarem soluções de IoT de forma rápida, escalável e segura, mediante o recurso aos serviços IoT da PT Empresas.

O IoT Challenge PT decorre em paralelo com a Productized Conference 2016, que irá entre 19 e 21 de 2016 reunir 600 pessoas no Centro de Congressos de Lisboa para debater a transformação de ideias em produtos que realmente interessem às pessoas.

Para além de condições especiais no acesso a serviços IoT da PT Empresas para os participantes, serão atribuídos prémios aos melhores classificados, incluindo Alpha passes para o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e que contará com a rede de WiFi de alta densidade da PT.

Este é mais um contributo da PT para identificar e incentivar o talento português e, através da tecnologia mais avançada, apoiar as empresas e o desenvolvimento económico do país.

Todos os detalhes sobre o IoT Challenge PT podem ser consultados em http://ptempresas.pt/iot-challenge .

IoT Place da PT no centro da transformação digital das empresas

Para apoiar as empresas na construção e gestão das suas soluções IoT, a PT Empresas fornece a conetividade, o portal web de selfcare para gestão da mesma (Conectividade Gerida) e o IoT Place para desenvolvimento de soluções IoT, facilitando o acesso a equipamentos e a aplicações do seu ecossistema de parceiros.

O serviço IoT Place consiste numa plataforma que permite criar e gerir todas as soluções IoT com rapidez, segurança e escalabilidade, com destaque para os seguintes focos:

  • comercializar soluções integradas de IoT;
  • agregar informação chave para conhecer os seus clientes e operações;
  • monetizar informação do seu negócio, junto dos seus clientes ou de outras entidades;
  • cruzar dados, em tempo real,  provenientes de diferentes aplicações ou equipamentos IoT, para rapidamente melhorar ou criar novos serviços.

No novo ecossistema digital em que vivemos, as pessoas, os objetos e os sistemas podem interagir e comunicar entre si, possibilitando o acesso a serviços e a produtos cada vez mais personalizados e sofisticados.

Para serem competitivas no mercado global, as empresas podem hoje recorrer a soluções que lhes permitem recolher e analisar, remotamente e em tempo real, a informação obtida a partir de diferentes objetos interligados em rede, para poderem aumentar a eficiência dos processos, agilizar decisões, resolver problemas, conhecer melhor o mercado, inovar serviços e reduzir custos.

É aqui que entram as soluções M2M e IoT, atualmente com um crescimento exponencial nos mercados mundiais, afirmando-se como um dos maiores motores de inovação tecnológica e económica nos próximos anos. Em 2020, espera-se que existam, a nível internacional, uma base de 30 mil milhões de equipamentos IoT instalados, que vão permitir às empresas inovar e melhorar os seus serviços, gerando uma receita de negócio para as empresas de mais de 1,6 biliões de dólares. Para este potencial de 30% de crescimento contribui o número crescente de equipamentos para soluções IoT e M2M, suportados em diversas tecnologias: 2G/3G/4G, LPWA (Low Power Wide Area), entre outras.

IoT é vertente charneira da estratégia B2B da PT
A transformação digital está cada vez mais no centro da estratégia de sucesso das empresas. Com uma infraestrutura de vanguarda, uma rede comercial com capilaridade nacional e um amplo portefólio de serviços, produtos e soluções empresariais, a PT encontra-se posicionada como o parceiro de referência para o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial português, a aceleração de startups e smart cities e o crescimento e empowerment da economia em Portugal.

A estratégia da PT para as empresas está desde logo ancorada numa rede comercial com organização geográfica, diversidade de abordagem e capilaridade nacional, contando com mais de 850 comerciais a quem são reconhecidas competências profissionais de excelência e know-how tecnológico, num enfoque contínuo na qualidade e na satisfação permanente do cliente.

Na vertente de portefólio, a PT Empresas distingue três áreas: telecomunicações, information and communication technology (ICT) e business process outsourcing (BPO), sendo objetivo da PT alargar e diversificar progressivamente o seu âmbito de atuação, com vista a dar resposta às novas necessidades dos clientes empresariais.

Nas telecomunicações, destaca-se na estratégia B2B da PT o Globalconnect Pack, a melhor oferta para clientes que necessitam de soluções simples e chave na mão. Esta solução, que inclui uma central virtual suportada em cloud, com voz fixa, banda larga fixa, voz móvel, banda larga móvel, complementada por serviços de disco virtual, domínio e e-mail, viu o seu parque de clientes crescer 9 vezes neste último ano.

Na componente de ICT, em que a PT lidera diferentes streams de trabalho a partir de Portugal para todo o Grupo Altice, sobressaem soluções pioneiras de IoT e M2M, com enfoque na conetividade e rede de comunicação, gestão, transmissão e análise de dados e arquitetura de suporte a serviços e aplicações. Nesta área, destaque ainda para as soluções verticais, caso da gestão de frotas, telemetria de águas, gestão agrícola e de espaços verdes e eficiência energética, em que foram estabelecidas parcerias estratégicas com capacidade de resposta end-to-end.

Afirmando-se como o parceiro ideal na transição para a cloud, a PT apresenta soluções de cibersegurança, housing, backup e storage, serviços geridos de TI, salas de business continuity, servidores virtuais e produtos de collaboration mobility. Esta oferta estratégica beneficia do Data Center da PT na Covilhã, um dos maiores e melhores da Europa e um ativo estratégico que integra a rede de 18 Data Centers do Grupo Altice.

No terceiro eixo do portefólio da PT para o segmento B2B, destacam-se as soluções de BPO, estratégicas para a otimização dos custos empresariais e oportunidade para processos de nearshoring. Também nesta área, a PT é líder ao incorporar no seu portefólio propostas ao nível da gestão de processos e documentos, gestão financeira, recursos humanos e facilities, contact centers e segurança e saúde no trabalho.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias3 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias4 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias4 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias5 dias atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias5 dias atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias6 dias atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias6 dias atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...