Connect with us

Leak Business

Presidente da República inaugura novo Centro de Inovação Tecnológica de Viseu no âmbito das comemorações dos 78 anos da IBM em Portugal

Patricia Fonseca

Publicado a

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje o Centro de Inovação Tecnológica de Viseu, um novo centro nearshore do Grupo IBM, gerido pela Softinsa, no âmbito das comemorações dos 78 anos da Companhia em Portugal, celebrados a 4 de novembro. Este Centro é mais um exemplo do investimento contínuo da IBM em investigação, inovação e desenvolvimento no nosso país, e resulta de uma parceria conjunta com a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico da cidade.

Durante a sessão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou a IBM pelo novo centro, referindo que a IBM esteve sempre ligada a aspetos fundamentais do desenvolvimento português.

“A IBM Portugal tem dado, nos últimos anos, passos ambiciosos no investimento no nosso país nos 3 vértices do crescimento económico: investigação e desenvolvimento, educação e emprego. Exemplo disto é a aposta que temos vindo a fazer em centros de competências nearshore”, sublinhou o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

“Acabados de completar 78 anos de existência em Portugal, é com um imenso orgulho e satisfação que inauguramos hoje um novo Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Portugal. Desta feita, na bela cidade de Viseu, rica pela sua história e cultura, e reconhecida pela superior qualidade de vida que oferece aos seus cidadãos. E, três anos depois de termos inaugurado o Centro Tecnológico de Tomar”, acrescentou.

As forças vivas de Viseu demonstraram, de facto, a liderança, o envolvimento e o compromisso necessário para a criação do novo centro na cidade, demonstrando uma forte ambição em tornar Viseu num polo tecnológico de referência em Portugal e mesmo na Europa.

“Este é um importante investimento para Viseu. O Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Viseu abre um ciclo de grande oportunidade para o desenvolvimento da cidade como Smart City e para o reforço do nosso cluster regional de tecnologias. Com este centro, Viseu conquista um selo poderoso no domínio tecnológico e demonstra a sua atratividade no mapa económico”, referiu também o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

Para o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião, “o estabelecimento desta nova parceria com o município de Viseu e com a IBM, que viabilizou a instalação do Centro de Inovação Tecnológica, confirma a importância estratégica do Instituto no desenvolvimento da região. Com este projeto, o IPV cumpre, mais uma vez, a sua missão de ligação à sociedade, contribui para o emprego qualificado dos seus diplomados e reforça a sua notoriedade e atratividade enquanto instituição pública de ensino superior.”

Como parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala global, o novo centro conta já com cerca de 40 profissionais das áreas de Gestão, Tecnologias de Informação, Engenharia Informática e Eletrotécnica, selecionados para receberem formação no Campus Softinsa, nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu.

Na sua plenitude, prevê-se que o novo centro localizado no parque industrial de Coimbrões, Viseu, venha a receber 120 profissionais. Trata-se de um centro multi-tecnologia que visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, tendo por base modelos cloud, manutenção e desenvolvimento aplicacional, outsourcing de processos de negócio, helpdesk, entre outros, e ainda com um grande foco na criação de soluções tecnológicas na área das Smarter Cities.

A criação do novo centro em Viseu surge também da necessidade de criar um espaço de competências complementar ao Centro Tecnológico em Tomar, inaugurado em 2013, por forma a trabalharem em sinergia.

Este projeto faz parte da estratégia global da IBM de ter centros de prestação de serviços localizados em vários pontos do mundo. Portugal destaca-se pelas vantagens competitivas dos recursos humanos na área das TI,  das excelentes infraestruturas físicas e digitais, da facilidade em falar diferentes línguas, da localização geográfica privilegiada e de uma cultura europeia fortemente enraizada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 horas atrás

Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal

A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal, o que permitiu modernizar a gestão de terminais multimodais...

Notícias20 horas atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias1 dia atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias1 dia atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias2 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias2 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias2 dias atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...