Connect with us

Leak Business

Prémio Novos Artistas Fundação EDP abre candidaturas

Patricia Fonseca

Publicado a

A Fundação EDP lança a 12.ª edição do Prémio Novos Artistas, uma iniciativa bienal que visa revelar e apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais. Podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional, sem limite de idade. As candidaturas irão decorrer entre 1 e 26 de fevereiro e deverão ser apresentadas no site da Fundação EDP.

O comissariado de seleção é constituído por Ana Anacleto, da Fundação EDP, Filipa Oliveira e João Silvério, a quem caberá a escolha dos 6 a 9 finalistas que serão anunciados em abril. Os finalistas terão a oportunidade de participar numa exposição coletiva no MAAT, a decorrer entre junho e setembro de 2017.

No decorrer da exposição, um júri internacional selecionará o vencedor desta 12.ª edição do Prémio. Ao artista vencedor, será atribuído um prémio de 20 mil euros que se destina a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização.

Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da Fundação EDP admite que “é sempre com muita expectativa que lançamos este prémio, não só pelo recorrente crescimento de candidatos de edição para edição, como pela riqueza de pensamento, abordagem e capacidade artística com que nos deparamos. Essa garantia permite-nos manter a aposta de dar palco ao talento português emergente em matéria de arte contemporânea”.

As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já permitiram apresentar vários artistas, muitos deles reconhecidos atualmente como valores seguros da arte contemporânea portuguesa. Em 11 edições foram distinguidos Joana VasconcelosLeonor AntunesVasco AraújoCarlos BungaJoão Maria Gusmão e Pedro PaivaJoão LeonardoAndré RomãoGabriel AbrantesPriscila FernandesAna Santos e Mariana Silva.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias21 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...