Prémio Inovação NOS revela Finalistas

54560
0
Share:

Já são conhecidos os finalistas ao Prémio Inovação NOS 2016. No total são 33 as empresas que concorrem pelo prémio nas três categorias – «Startups», «Pequenas e Médias Empresas» e «Grandes Empresas». Os vencedores serão conhecidos no primeiro trimestre deste ano na cerimónia de entrega de prémios.

Os 33 finalistas foram selecionados das candidaturas recebidas nesta segunda edição, com predominância das startups, a categoria que recebeu mais candidaturas (55% do total). Seguiu-se a categoria «Pequenas e Médias Empresas» e depois a categoria «Grandes Empresas». Os finalistas destacam-se pelas soluções inovadoras e de reconhecido potencial, em linha com o objetivo central que está na génese desta iniciativa.

Fiel ao mote “Grandes ideias merecem mais”, o Prémio Inovação NOS volta, nesta segunda edição, a distinguir mais de 30 empresas ou instituições, reconhecendo o seu valor e contributo para o crescimento da economia portuguesa e incentivando a dinamização do mercado, através da aposta na inovação.

A análise global às candidaturas recebidas nesta segunda edição do Prémio permite destacar o setor da Consultoria, Desenvolvimento de software e Tecnologia – o setor de atividade mais representado, com 22% das candidaturas –, seguindo-se o Turismo, Media e Telecomunicações, Saúde, entre outros. Por sua vez é possível aferir que, do ponto de vista setorial, o impacto das soluções apresentadas difere nas várias categorias: os setores de Media e Telecomunicações e Turismo e Lazer são os mais impactados pelas Startups; “Banca e Seguros” é o mais impactado na categoria Grandes Empresas; e a área da Saúde, Farmacêutica e Apoio Social é o mais impactado na categoria PME.

No que diz respeito à representatividade geográfica, quase metade das empresas candidatas está em Lisboa (42%), seguindo-se o Porto (25%) e a restante região Norte (12%).

A avaliação das candidaturas foi desenvolvida com base na análise integrada de diferentes dimensões, considerando a caracterização da solução, o impacto económico no mercado e o mindset de inovação de cada um dos casos apresentados.

O processo de seleção das melhores candidaturas coube à Pricewaterhouse Coopers, sendo os vencedores selecionados por um Júri de oito elementos, em representação das várias entidades ligadas a esta iniciativa e ao setor empresarial (Dinheiro Vivo, TSF, NOS, StartUp LX, AESE, EDP Inovação, UPTEC Porto e PwC).

O Prémio Inovação NOS é uma iniciativa da NOS, em parceria com o Dinheiro Vivo e a TSF, que visa premiar novas áreas de negócio e projetos de inovação nas empresas nacionais. Com a assinatura “Grandes ideias merecem mais”, este projeto pretende reconhecer o valor das empresas para o crescimento da economia portuguesa e incentivar a dinamização do mercado, através da aposta na inovação.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário