Connect with us

Leak Business

Portugueses querem ser ouvidos pelas marcas

Patricia Fonseca

Publicado a

Um estudo recente do Observador Cetelem indica que os consumidores europeus pretendem ter um papel mais ativo no ciclo de produção das marcas. Passivos durante muito tempo, os consumidores querem agora ser ouvidos, testar novos produtos e emitir as suas opiniões. Efetivamente, esta é já uma tendência entre 72% dos portugueses. A relação consumidor-marca é agora uma relação de sentido duplo. O consumidor deixa de ser considerado como um simples cliente e passa a ser visto como um verdadeiro parceiro das marcas.

Estamos perante um novo tipo de consumidor, que o Observador Cetelem considerou “modo alternativo”. O estudo mostra também que os europeus es­tão mais interessados em alugar em vez de comprar alguns produtos. Os portugueses destacam-se, claramen­te, com 59% a pre­ferirem, por exemplo, alugar o seu material de lazer (média europeia de 43%). Contamos ainda com 61% que preferem alugar os seus equipamentos de bricolagem e jardinagem (contra uma média europeia de 19 e 41%, respetivamente).

Para além do aluguer de bens, a ideia de uma subscrição de serviços, pelos quais os consumidores pagavam até agora a pronto, começa a ter alguns seguidores na Europa. São entre 54 e 59% dos italianos, portugueses, húngaros e polacos que a veem como uma solução económica de futuro nestes tempos de crise. São estes mesmos consumidores polacos, italianos e portugueses que selecionam as fórmulas de subscrição de serviços de manutenção, de explicações particulares ou de jardinagem.

«Acumular produtos que utilizaremos apenas ocasional­mente é não só um luxo a que não nos podemos permitir, como também pouco compatível com os valores crescen­tes de responsabilidade ambiental. Como podemos verificar neste estudo do Observador Cetelem, opta-se pela partilha e consumir deixou de rimar com possuir. Aos poucos, a utilização substitui a posse, e as formas de aluguer ou de subscrição tornam-se alter­nativas credíveis ao excesso de consumo.» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias9 horas atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias15 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias15 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias2 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias2 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias2 dias atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...