20564 0

Portugal Telecom, NEC e NetCracker testam virtualização do CPE para o mercado residencial

A NEC Corporation e a NetCracker Technology anunciam hoje que finalizaram com sucesso uma prova de conceito (PoC) para a sua solução de vCPE (customer-premises equipment) na Portugal Telecom. Este PoC decorreu em Março de 2015 e validou novas oportunidades de negócio para a solução vCPE no mercado residencial.

A Portugal Telecom é o maior operador de telecomunicações em Portugal, disponibilizando, por todo o País, serviços de telecomunicações fixas, móveis, multimédia, dados e empresariais.

Este PoC demonstrou e validou que a solução vCPE da NEC/Netcracker tem a capacidade de migrar muitas das funcionalidades presentes no gateway residencial instalado em casa do cliente, como por exemplo, roteamento IPv4 e IPv6, tradução e atribuição de endereçamento e outras funções de rede IP, para o datacenter da Portugal Telecom. Ao implementar a solução vCPE, a Portugal Telecom poderá acelerar e simplificar a integração e distribuição de novos serviços ao consumidor, assim como reduzir os custos de aprovisionamento e manutenção dessas ofertas.

Este PoC mostrou diversas potencialidades altamente originais em termos de serviços “on-demand” que a solução vCPE pode potencialmente fornecer, incluindo a capacidade de permitir que os consumidores personalizem e ativem serviços avançados, como controlo parental e controlo de utilização de um dispositivo específico, usando para o efeito um portal “self-service” de fácil utilização. A solução vCPE da NEC/NetCracker também permite conectividade Internet de próxima geração, sem a necessidade de os consumidores ou os técnicos da Portugal Telecom implementarem dispositivos altamente complexos e sofisticados em cada local.

Ao implementar a solução vCPE, a Portugal Telecom pode estender os recursos de serviços avançados através de qualquer meio de acesso de banda larga, garantindo consistência e personalização da experiência do cliente, independentemente da sua localização. Também será possível à Portugal Telecom reduzir o tempo para a disponibilização de novos serviços aos seus clientes, bem como reduzir os seus custos de aprovisionamento e manutenção, através da conversão do CPE numa simples “bridge” de Nível 2 e consequente minimização da instalação de hardware complexo e da resolução de problemas (troubleshooting).

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados positivos deste PoC. Além dos serviços atuais, esta solução permite que novos serviços sejam lançados e configurados aos clientes de uma forma muito mais rápida e com mais eficiência, levando a significativas reduções de custos. Além disso, a necessidade dos técnicos visitarem as casas dos clientes é claramente reduzida, resultando também em menores custos” declarou Jaime Serrano, Presidente da NEC Portugal.

“Com as soluções virtualizadas a ganhar força entre os principais operadores, é importante levar o vCPE e outras tecnologias para fora do laboratório, para implementações comerciais”, referiu Frank DeTraglia, Chief Customer Officer da NetCracker. “A NEC e a Netcracker têm uma longa lista de referências de sucesso em termos de ajuda aos prestadores de serviços de comunicações na redução do risco da operacionalização das inovações em redes e TI”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Alcatel-Lucent Enterprise destacada como “Líder” no Magic Quadrant for Corporate Telephony da Gartner, pelo oitavo ano consecutivo

A Alcatel-Lucent Enterprise anuncia que foi novamente nomeada “Líder” no Magic Quadrant para Corporate Telephony, da Gartner. Este relatório anual avalia os fornecedores de tecnologia de todo o

Saphety reforça oferta na faturação eletrónica

A Saphety aproveitou a 1ª Edição do SaphetyDoc Alive, realizado na semana passada em Lisboa, para dar a conhecer a sua nova oferta de Faturação Eletrónica. No primeiro evento

eDreams lança primeira aplicação gratuita para iPhone

A eDreams lançou uma nova aplicação gratuita para iPhone em 38 países.  Com esta nova aplicação a companhia pretende alcançar a posição de liderança que mantém atualmente no mercado online

Lacinia est duis aptent parturient sagittis

Ridiculus integer integer augue morbi justo hendrerit felis ut montes. Non Proin. Pharetra pulvinar ad curae;. Fringilla nisi. Placerat. Montes neque varius aenean luctus ornare. Lacinia est duis

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *