Portugal recebe projeto-piloto para veículos elétricos

8096
0
Share:

A Comissão Europeia lançou recentemente um projeto que visa a adoção de Veículos Elétricos como forma de combater a degradação do meio ambiente e dos seus recursos. Denominado de Mobi.E, Portugal foi um dos países responsável pela implementação deste projeto que tem como principal característica o foco no utilizador, de modo a facilitar o uso generalizado de veículos elétricos.

O MOBI.E é uma solução inteligente que integra todos os sistemas de carregamento para a mobilidade elétrica numa plataforma única, aberta e universal. Desenhado a pensar no utilizador, o MOBI.E disponibiliza uma rede pública de postos de carregamento, à qual se pode ainda aliar o conforto de um carregamento feito em casa, seguro e de baixo custo. Com um único cartão, o utilizador pode abastecer o veículo elétrico em qualquer ponto do país, podendo ainda recorrer a outros serviços associados ao carregamento.

O MOBI.E foi desenvolvido por um consórcio europeu com um modelo aberto, adaptável a qualquer modelo de negócio. O MOBI.E foi desenhado para ser implementado em qualquer geografia, propondo uma abordagem de sistema que permite ultrapassar a situação de falta de comunicação entre os vários sistemas existentes, independentemente do país. Este sistema permite ainda a integração de outros serviços, como o pagamento de portagens, de parques de estacionamento, de transportes públicos, de car sharing, entre outros.

Atualmente, Portugal conta já com 1300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário