Portugal debate emprego e investimento no setor das tecnologias

6336
0
Share:

A CIONET e a Comissão Europeia organizam já no próximo mês de outubro a cimeira Grand Coalition for Digital Jobs, evento que contará com a participação de Durão Barroso, atual presidente da CE, e com o ministro da economia António Pires de Lima. A cimeira pretende criar sinergias e orientar esforços conjuntos para superar alguns desafios nacionais a nível de emprego e investimento no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Lisboa, 4 de setembro de 2014 – A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais de 4.300 CIOs e CTOs, em colaboração com APDC, APDSI, FCT, FPC, ISACA, PBS, TICE.PT e UCP, organiza a 3 de outubro a cimeira Grand Coalition for Digital Jobs. A iniciativa terá lugar no espaço da Fundação Portuguesa das Comunicações.

O evento tem como objetivo desenvolver políticas concretas e planos de ação recomendados para três iniciativas: a retenção de talentos no setor das tecnologias, a requalificação ou a atualização de competências, e a atração de “geradores” de emprego digital para o nosso país. A cimeira juntará experts nas áreas de tecnologias, investimento, RH, educação e certificação, bem como profissionais da área de TIC, decisores governamentais, investigadores e académicos, entre outros.

A cimeira será composta por 4 sessões plenárias: Agenda Digital & Crescimento Económico; Realinhamento de Talentos – Educação, Formação e Re-skilling; E-skills, Emprego Digital e Procura Futura; e Novos Drivers de Emprego – Atração de Geradores de Emprego Digital. Em Portugal, o gap entre oferta e procura de competências em IT, apesar de menos significativo que no resto da Europa, é mais grave na medida em que existe um elevado desemprego global, e em particular nos jovens. Ao mesmo tempo, o país tem algumas vantagens competitivas de contexto que podem ser cristalizadas no investimento em áreas de negócio estratégicas, capazes de criar centros de competência globais com geração de emprego digital. Algumas das questões a que se pretende dar resposta no evento vão precisamente ao encontro destes pontos: Quais as politicas que promovem a exportação de propriedade intelectual digital Portuguesa? Como aumentar a consciência portuguesa da elevada procura de profissionais de TI e do gap existente? Como aumentar a atratividade de investimento digital estrangeiro em Portugal? Entre outras…

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET, afirma que “pretendemos criar um conjunto de medidas que sejam realmente implementadas, seja pelo tecido empresarial, universidades, organizações, governo… O resultado da cimeira será um contributo à sociedade civil, o desenvolvimento de planos de ação concretos para desde reduzir o desemprego, a aumentar o investimento estrangeiro em Portugal”.


Share:

Deixe o seu comentário