20467 0

«Portugal continua a ser a rampa de lançamento para tudo o que fazemos»

A JP – inspiring knowledge foi uma das principais dinamizadoras do I Encontro Nacional EduLabs, encontro que promoveu a partilha de experiências entre empresas dedicadas às tecnologias na educação, escolas e autarquias. Para a empresa, Portugal continua a ser um espaço fundamental para a investigação, implementação de projetos-piloto e implementação de novas soluções, que depois possam ser aplicadas ao resto do mundo.

Organizado pelo consórcio E-xample, no âmbito do protocolo de colaboração assinado com a Direção Geral da Educação, o I Encontro Nacional EduLabs teve lugar este fim-de-semana na Universidade de Aveiro e contou com a participação de professores e administradores de escolas e universidades, decisores municipais e parceiros da organização.

Realizado sob o lema “As TIC no ensino e na aprendizagem”, o encontro teve como principal objetivo a promoção do debate e a partilha de informação sobre a experiência dos EduLabs ao longo do ano letivo 2014/2015. A expansão do projeto a outros estabelecimentos de ensino no próximo ano foi outro dos temas discutidos.

«É com enorme entusiasmo que integramos este consórcio e este projeto. A experiência EduLabs tem-nos permitido avaliar as boas práticas educativas, ao mesmo tempo que tem desenvolvido a nossa visão sobre a eficácia e a eficiência da integração tecnológica na aprendizagem. Foi essa vivência que partilhámos neste evento», explica Jorge Sá Couto, presidente do Conselho de Administração da JP – inspiring knowledge. «Portugal continua a ser a rampa de lançamento para tudo o que fazemos. É fundamentalmente em Portugal que apostamos em projetos-piloto de investigação e desenvolvimento, a nível pedagógico e tecnológico, para validarmos e escalarmos as nossas soluções educacionais.».

Os EduLabs transformam as salas de aula em laboratórios de aprendizagem com recurso às novas tecnologias. Representam os projetos-piloto implementados pelo consórcio em 2014/2015, numa seleção de 10 agrupamentos, onde foram integrados sistemas tecnológicos de hardware, software educacional e plataformas de ensino, com o objetivo de constituir um núcleo do ecossistema escolar focado na aprendizagem, e na utilização fácil, atrativa e mobilizadora do equipamento para todos os intervenientes. Através dos EduLabs, pretendeu-se desenvolver um trabalho de melhoraria contínua da pedagogia através das tecnologias, levando a tecnologia móvel até aos alunos e professores.

A par da partilha de experiências pelos vários stakeholders presentes, a expansão do projeto a outros estabelecimentos de ensino no próximo ano letivo foi outro dos temas debatidos neste evento.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Vendas de telemóveis caem pelo oitavo trimestre consecutivo

No terceiro trimestre deste ano foram vendidos em Portugal 1.13 milhões de unidades de telemóveis, uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2011, indica o

QNAP Apresenta o NAS Blu-ray Série TVS-882BR

A QNAP lançou o NAS Blu-ray série TVS-882BR (que inclui os modelos TVS-882BR e TVS-882BRT3). A QNAP anunciou ainda uma parceria com a Fengtao Software para oferecer uma completa solução de

SAP Portugal Tem Novo Parceiro de Negócio Para HANA, Cloud e Mobilidade

A Milestone Consulting obteve a certificação de revendedor de valor acrescentado (VAR) da SAP Portugal, para as soluções de gestão de negócio e para as novas áreas estratégicas

NOESIS distinguida como Parceiro do Ano pela QlikTech

A NOESIS foi reconhecida como Parceiro do Ano em Portugal da QlikTech. A distinção ocorreu no âmbito do Qonnections – Global Partner Summit 2013, um evento especialmente dedicado

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *