13774 0

Portal da Sabedoria e MyiArts vencem 1ª edição do Novabase GameShifters

O Portal da Sabedoria e MyiArts são os vencedores da primeira edição do Novabase GameShifters, iniciativa que teve como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras que melhorassem e simplificassem a relação entre os cidadãos e os serviços públicos.

À primeira edição do Novabase GameShifters concorreram mais de uma centena de participantes que, durante uma maratona de 24 horas, desenvolveram e apresentaram as suas ideias. Da educação, à cultura, da saúde aos transportes foram muitas as soluções que, utilizando conceitos de gamification e crowdsourcing, foram apresentadas durante a iniciativa, que reuniu Gameshifters de áreas diversas como marketeers, designers, realizadores, estudantes de engenharia ou medicina, entre muitos outros.

“É extremamente gratificante poder contribuir para dinamizar as boas ideias, que muitas vezes não têm apoios ou espaço para se tornarem visíveis. Desde a inovação na saúde e na educação, ao acesso à cultura e a novas formas de cidadania, foram muitas as soluções com enorme potencial que chegaram a esta primeira edição do Novabase GameShifters. Vemos, por isso, cumprido o objetivo da iniciativa de estimular e desafiar o desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para melhorar a vida dos cidadãos”, afirma Nuno Fórneas, membro da Comissão Executiva e responsável pelo pelouro do Marketing e da Comunicação da Novabase.

Os Projetos Vencedores

O Portal da Sabedoria é um projeto de e-learning que pretende disponibilizar e assegurar o acesso ao ensino à distância de excelência. O portal reúne e disponibiliza um conjunto de conteúdos educativos em diferentes áreas do conhecimento – Física, Química, Matemática, Economia, Direito e Música – sob a forma de vídeos tutoriais de curta duração, produzidos e partilhados por alunos. Promover a partilha de conhecimento, pautada pelo rigor científico, e disponibilizar o acesso a conteúdos relevantes à progressão académica são os grandes objetivos do Portal da Sabedoria.

MyiArts é um projeto desenvolvido por uma equipa de programadores e de marketing digital que pretende dinamizar e agregar numa única plataforma informação relevante e atualizada sobre Arte, Cultura e Turismo Cultural em Portugal. Através de uma plataforma online, o projeto disponibiliza aos utilizadores o acesso personalizado a conteúdos vários, filtrados de acordo com o perfil de pesquisa de cada utilizador. O objetivo é facilitar o acesso à informação, segmentando-a por área de interesse, ampliando em paralelo a exposição e divulgação do trabalho de artistas nacionais e internacionais. Apoiar o Turismo Cultural, dedicando uma área exclusiva às iniciativas, eventos e monumentos culturais, é outra das grandes apostas do projeto, que pretende também colocar Portugal no mapa das referências culturais.

Ambos os projetos receberam um prémio no valor monetário de 4.000€, e ainda formação em Design Thinking e consultoria para criação de projetos em Crowdfunding para cada um dos elementos da equipa.

Os projetos foram avaliados de acordo com o seu potencial de negócio, grau de sofisticação, inovação, implementação técnica e/ou maturidade, e ainda, pela adesão demonstrada pelos participantes ao tema e aos desafios lançados durante a iniciativa.

O júri responsável pela avaliação dos projetos era composto pelo chairman da Novabase, Rogério Carapuça, o CEO, Luís Paulo Salvado, Maria do Carmo Palma membro da Comissão Executiva responsável pelas áreas de Government, Healthcare & Transports, e, ainda, o Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa e Miguel Morais, Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

SAGE abre inscrições da 8ª edição dos Cursos de Verão

A Sage abriu as inscrições para mais uma edição dos cursos de verão direcionados a recém-licenciados e desempregados das áreas de Gestão, Ciências Empresariais e Informática, disponíveis em

Indra apresenta Iflexflow, a sua nova solução de gestão processual e documental

A Indra acaba de apresentar o sistema iFlexFlow, a sua nova solução de gestão processual e documental. O iFlexFlow tem como objetivo agilizar e otimizar o fluxo de

FCUL adota soluções para Centros de Dados da Schneider Electric

A Schneider Electric, foi a escolhida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) para a renovação integral do seu centro de dados. O centro de dados,

Mind Source volta a apostar em novos Talentos

A Mind Source – especializada em consultoria de projetos de base tecnológica e considerada uma das 10 melhores empresas para trabalhar em Portugal, de acordo com o ranking

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *