PME portuguesa recebe prémio internacional de design

9768
0
Share:

Uma empresa portuguesa de design industrial acaba de receber um prémio internacional pelo design inovador de um desfibrilador no qual foi usado o software Solid Edge da Siemens. O desfibrilador, desenhado pela GRANDESIGN, empresa do Grupo VANGEST, é uma das estrelas da Noite Europeia dos Investigadores que se realiza no Pavilhão do Conhecimento, a 27 de Setembro.

O “Red Dot Product Design Award 2013” foi atribuído ao monitor-desfibrilador multiparamétrico de elevada performance graças ao modo atraente e eficaz com que a equipa da GRANDESIGN, empresa do Grupo VANGEST, desenhou o equipamento, tornando-o mais “user friendly”. Esta característica foi alcançada devido à integração, no equipamento, de uma funcionalidade que permite que o interface do teclado e o interface gráfico do LCD otimizem a leitura, de modo a evitar erros durante a sua utilização, com cada tecla associada à sua função através de cores e grafismos.

Para a distinção agora recebida ao nível do design, foi decisiva a contribuição do software Solid Edge, a solução CAD 3D mais inovadora do mercado, da Siemens e comercializada em Portugal pela CADFLOW. Especialmente concebido para o desenho mecânico e de produto, o Solid Edge permite a criação e gestão de protó- tipos digitais 3D e de produtos de vanguarda num menor período de tempo, maxi- mizando a eficácia e reduzindo os custos de produção.

O desenho de um interface “user-friendly” neste tipo de equipamentos assume par- ticular relevância tendo em conta que os desfibriladores, enquanto equipamentos médicos de suporte avançado de vida, podem fazer a diferença entre a vida ou a morte. Recorde-se que estes equipamentos estão também disponíveis em ambientes extra-hospitalares, como os centros comerciais, aeroportos e estações de comboio, entre outros, e podem ser utilizados por indivíduos sem formação médica. O design inovador e intuitivo é uma das características que faz com que este desfibrilador de elevada performance seja uma das estrelas da Noite Europeia dos Investigadores, que este ano pretende enfatizar a forma como a ciência e a tecnologia poderão mudar o nosso dia-a-dia num futuro muito próximo.

Aproximar a comunidade científica e a ciência do público em geral, cativando novos públicos para a ciência através da exibição dos resultados da investigação nacional e das ideias inovadoras que nos próximos anos poderão responder às necessida- des do dia-a-dia dos portugueses, é um dos principais objetivos deste evento.


Share:

Deixe o seu comentário