20079 0

Paul Otellini, CEO da Intel, reforma-se em Maio

A Intel Corporation anunciou hoje que o presidente e CEO da empresa, Paul Otellini, decidiu reformar-se enquanto colaborador e director a partir da reunião anual da empresa com os seus stakeholders, que terá lugar em Maio. Este anúncio marca o início de uma transição calma de liderança que irá decorrer nos próximos seis meses. A decisão de Otellini marca o fim de uma carreira notável de quase 40 anos de serviço contínuo prestado à empresa e aos seus accionistas.

“O Paul Otellini tem sido um líder muito forte; é o quinto CEO da empresa em 45 anos da grande história da empresa e geriu a empresa ao longo de vários anos de desafios e perante diferentes transições de mercado”, afirmou Andy Bryant, Presidente do Conselho. “O conselho está bastante grato pelas suas inúmeras contribuições à empresa e pelo mandato distinto como CEO ao longo destes últimos oito anos”.

“Tive o privilégio de liderar uma das maiores empresas do mundo”, disse Otellini. “Depois de quase quatro décadas na empresa e de oito anos como CEO, chegou a altura de seguir em frente e de passar o testemunho a uma nova geração de líderes. Estou ansioso por trabalhar com o Andy, com o conselho e com a equipa de gestão durante este período de transição de seis meses, e de estar disponível como conselheiro de gestão depois de me reformar como CEO”.

O Conselho de Administração irá gerir o processo de escolha do sucessor de Paul Otellini e considerar candidatos internos e externos para o cargo.

A empresa anunciou igualmente que o Conselho de Administração aprovou a promoção de três executivos para o cargo de Vice-Presidente executivo: Renee James, Director de negócios de software da Intel; Brian Krzanich, Director de Operações e Director de produção em todo o mundo, e Stacy Smith , Director Financeiro e Director de estratégia corporativa.

Durante o mandato de Otellini como CEO – desde o segundo trimestre de 2005 até o terceiro trimestre de 2012 – a Intel:

• Gerou 107 mil milhões de dólares a partir de operações

• Fez 23.5 mil milhões de dólares em pagamentos de dividendos

• Aumentou 181% do dividendo trimestral, de 0,08 dólares a 0,225 dólares.

A partir do final de 2005 até o final de 2011, a Intel registou números recordes em termos de receita e lucro líquido. Durante este período, a receita anual cresceu de 38,8 mil milhões de dólares para 54 mil milhões de dólares, sendo que o lucro anual por acção cresceu de 1,40 dólares para 2,39 dólares.

Para além do desempenho financeiro, a Intel, alcançou marcos notáveis em áreas de importância estratégica sob a liderança de Paul Otellini. Durante este período, a empresa:

  • Transformou as operações e a estrutura de custos para um crescimento a longo prazo;
  • Alcançou inovações, incluindo o portão High-K/Metal e o actual transístor 3D Tri-gate, registando igualmente grandes melhoramentos ao nível da eficiência energética dos processadores da Intel;
  • Reinventou o PC com os dispositivos Ultrabook ;
  • Alargou fortemente as suas parcerias de negócio e realizou aquisições estratégicas que expandiram a presença da Intel nas áreas da segurança, software e comunicações móveis;
  • Disponibilizou para venda os primeiros smartphones e tablets com o “Intel Inside”;
  • Aumentou a vasta rede da computação baseada em nuvem, construída com produtos Intel.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

CESCE SI contemplada com distinção na Convenção Anual de Parceiros Ibéricos da NetApp

A CESCE SI recebeu a distinção “Projecto CGD FY13 e Trajectória Portugal”, um galardão atribuído pela NetApp na convenção anual de parceiros, que teve lugar em Sevilha, Espanha.

Polycom confia na Dimension DAta como seu parceiro de integração de sistemas pelo quarto ano consecutivo

A Polycom, Inc  nomeou a Dimension Data como o seu Parceiro de Integração de Sistemas (System Integration Partner) pelo quarto ano consecutivo, na entrega de soluções de colaboração

Altitude Nomeia Jesus Cuadrado Como Chief Marketing Officer

A Altitude anuncia hoje a nomeação de Jesus Cuadrado como novo Chief Marketing Officer da empresa. A missão de Jesus Cuadrado será a de impulsionar e executar a

Canon lança novo scanner de mesa para uso empresarial

A Canon lançou um novo scanner de mesa destinado a pequenos escritórios e departamentos empresariais. O Canon imageFORMULA DR-C120 permite maior produtividade com uma digitalização de dupla face

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *