Pagar com cartão vai ser cinco vezes mais rápido

11176
0
Share:
VISA

Pagar pequenas quantias com cartão em Portugal vai ser cinco vezes mais rápido. A revolução nos pagamentos que agora chega a Portugal através da REDUNICRE, em parceria com a Visa e a Mastercard, vai permitir reduzir o tempo médio de transações de 15 para três segundos, em compras efetuadas com cartão até a um valor máximo de 20 euros. Trata-se da nova tecnologia Contactless, que permitirá a realização de pagamentos com cartão de crédito ou débito sem que seja necessário introduzir o código pin, ou qualquer contacto físico entre o cartão e o terminal de pagamento automático (TPA) para validar a compra.

O período experimental decorrerá durante o mês de agosto em 28 pontos de venda de Lisboa, distribuídos pelos centros comerciais Vasco da Gama, Colombo e Chiado. Após este período experimental, a empresa responsável pela maior rede nacional de aceitação de pagamentos irá alargar a nova tecnologia a todo o território nacional, prevendo, para já, a implementação de um milhar de novos TPA. Os novos terminais com a tecnologia Contactless continuarão a poder aceitar os cartões que não disponham deste sistema.

Atualmente estão já a ser emitidos e enviados aos utilizadores novos cartões com a tecnologia Contactless, nomeadamente os cartões da UNICRE com a marca UNIBANCO, migrações que serão feitas gradualmente por cada emissor de cartões. No entanto, os titulares de cartão que pretendam disfrutar já desta nova tecnologia podem contactar o banco ou instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão e solicitar a sua substituição por um novo com tecnologia Contactless.

Entre as principais vantagens apontadas a esta nova tecnologia estão a velocidade e a conveniência no pagamento das compras, já que basta que o titular do cartão aproxime o seu cartão do leitor. A necessidade de aproximar o cartão do TPA a uma distância de pelo menos quatro centímetros, evita que ocorram pagamentos acidentais, uma vez que só a esta distância a transação será reconhecida. Assim, é possível ao utilizador desta forma de pagamento evitar a necessidade de ter consigo moedas, estando sempre salvaguardada a realização de pequenas compras de forma prática em lojas de conveniência, restaurantes, farmácias, tabacarias, livrarias, lavandarias, etc.

Ainda no que respeita à segurança, e para evitar a utilização fraudulenta em caso de roubo ou extravio do cartão, a tecnologia Contactless limita a realização sem a introdução do código pin quando é atingido um valor máximo definido pelo emissor do cartão, independentemente do período decorrido entre as operações. Quando este valor é excedido, o TPA solicita a introdução do código pin.

No âmbito do projeto de implementação da tecnologia Contactless em Portugal, a UNICRE, enquanto emissor e acquirer de Sistemas Internacionais, trabalhou em parceria com a SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços S.A. e com os fornecedores dos TPA das marcas Ingénico e Verifone, que testaram a tecnologia, in house, antes do período experimental.


Share:

Deixe o seu comentário