OutSystems Platform 8 já está disponível

11088
0
Share:

A OutSystems anunciou a disponibilidade da versão 8 da OutSystems Platform, que leva ao extremo o foco na experiência de utilização (UX). Uma longa lista de inovadoras funcionalidades torna ainda mais fácil o desenho de interfaces perfeitas ao pixel, e a capacidade nativa de monitorização de desempenho garante que as aplicações respondem totalmente às expetativas de quem as usa.

A OutSystems Platform 8 introduz uma série de funcionalidades que facilitam e aceleram a construção de aplicações empresariais web e mobile que proporcionam uma grande experiência de utilização em qualquer interface web e dispositivos Android, iOS, Windows ou BlackBerry:

  • Suporte nativo para construção de layouts: através de um simples drag & drop e de comandos de dimensionamento, os programadores criam sem qualquer esforço interfaces de utilizador estruturados com alinhamento perfeito ao pixel.
  • Espaçamento ótimo automatizado: com base numa profunda pesquisa sobre melhores práticas de design visual, os elementos surgem com parâmetros de margem e espaçamento padrão, que podem ser facilmente alterados e mantidos.
  • Pré-visualização imediata: uma perfeita simulação de como a interface de utilizador vai aparecer no browser, sem necessidade de compilar e executar a aplicação, permite uma excelente prototipagem, um rápido desenvolvimento e ainda uma manutenção simplificada.
  • Suporte melhorado a padrões mobile: desde badges de notificação e menus fora da tela até áreas clicáveis ​​- são suportadas todas as últimas tendências de exibição em dispositivos móveis. E por gerar HTML5 e CSS3, consegue-se um interface rico em qualquer dispositivo, utilizando controlos nativos.
  • Monitorização em tempo real do desempenho do utilizador: o baixo desempenho é uma das principais queixas dos utilizadores e uma das principais razões para as aplicações não serem adotadas. A OutSystems Platform 8 introduz monitorização em tempo real através de um dashboard que acompanha o desempenho da aplicação para o utilizador e visualização da página. Utilizando diretrizes standard, gráficos e alertas monitorizam o estado da aplicação e as redes que a suportam, assegurando que responde às expetativas dos utilizadores.

De acordo com Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems, “Os nossos clientes tornaram-se apoiantes entusiastas da OutSystems e isso alimenta a nossa paixão para continuar a inovar. Com a OutSystems, os nossos clientes e parceiros já estão a entregar excelentes aplicações, construídas para mudar à velocidade do negócio, e com as solicitações de alteração por parte dos utilizadores a serem respondidas em horas ou dias, e não meses. Agora, com as novas funcionalidades UX da plataforma, estas aplicações estarão entre as que garantem uma maior usabilidade e índices de adoção, sem exigir competências ou recursos adicionais à área de IT. Este lançamento é o resultado do investimento de dois anos em I&D em interfaces de utilizador state-of-the-art. Estou muito orgulhoso do que a equipa conseguiu alcançar.”

“Adoro as funcionalidades de usabilidade que a OutSystems introduziu na versão 8”, refere Steve Krug, guru da usabilidade e autor do best-seller ‘Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability’. “A minha favorita é a forma como automatiza o espaçamento vertical no desenho. Sei a diferença que pode fazer para os utilizadores e a dificuldade que os designers têm nesta área. Por isso fiquei muito entusiasmado por ver que a OutSystems criou a funcionalidade que faz a coisa certa, sem que a pessoa que constrói a aplicação tenha sequer de pensar nisso. Sinceramente, fiquei boquiaberto.”

Como parte do lançamento da nova versão, a OutSystems publicou um kit de recursos de usabilidade que pode ser descarregado, gratuitamente, em http://www.outsystems.com/ux-for-it.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário