OutSystems anuncia OutSystems Platform 9

13376
0
Share:

A OutSystems anunciou a nova versão da sua plataforma (PaaS), a OutSystems Platform 9. Esta nova versão da plataforma permite desenvolver aplicações mobile de forma mais rápida e melhorada. Esta permite que qualquer programador crie apps de forma rápida e simples para iOS, Android, Windows Phone e Web, a partir de uma única aplicação e código base. As aplicações OutSystems são disponibilizadas como código e arquitecturas standard, o que protege as empresas de alterações tecnológicas futuras e da dependência cliente-fornecedor.

A OutSystems Platform 9 adiciona uma capacidade mobile híbrida à rápida plataforma já existente; uma ferramenta pioneira de visualização que simplifica a agregação e a manipulação de informação; e uma poderosa integração com vários conectores para aplicações SaaS.

Actualmente mais de 400 grandes e médias empresas utilizam a OutSystems Platform para criarem e disponibilizarem aplicações mobile e web , cinco vezes mais rapidamente do que usando métodos tradicionais de codificação, ao mesmo tempo que reduzem os backlogs de pedidos de alterações através da gestão completa que automatiza todo o processo de criação, teste e desenvolvimento de aplicações.

“Procuramos uma plataforma que permita que qualquer um dos nossos programadores seja um verdadeiro especialista na criação de apps móveis”, refere Scott Darrow, Global CTO e CIO do ADEC Group, uma empresa multinacional focada em áreas como a Saúde, Sustentabilidade e Educação. “Com a Platform 9, até mesmo os nossos programadores mais juniores podem criar apps mobile empresariais robustas, com acesso aos sensores nativos dos dispositivos, incluindo workflows complexos e integrações profundas com os nossos sistemas centrais”.

Um estudo recente, feito a mais de 200 empresas dos EUA e do Reino Unido, realizado por uma entidade analista independente, a Opinion Matters, revelou que as empresas têm uma lista de necessidades de novas aplicações móveis significativa. Das empresas entrevistadas 85% revelaram que têm um mobile backlog de entre 1 a 20 aplicações, com metade a terem um backlog de 10 a 20 apps. Para estas empresas o objectivo destas novas iniciativas de apps móveis é gerar receitas (64%) ou melhorar a experiência mobile das apps existentes (58%).

“Disponibilizar uma estratégia de desenvolvimento de uma app mobile pode ser complicado mas o nosso conceito ‘deliver fast, change faster’ ajuda o departamento de TI a enfrentar este desafio”, refere Paulo Rosado, CEO da OutSystems. “Actualmente, as TI enfrentam uma grande variedade de projectos de apps mobile com várias plataformas para assegurar centenas de pedidos de alterações, e com integrações complexas às bases de dados. A nossa estratégia de utilizar RAD (Rapid Application Development), funcionalidades empresariais e capacidades de gestão integradas permite às empresas terem uma capacidade de entrega de aplicações sem precedentes, enquanto utilizam os seus recursos in-house. A Platform 9 disponibiliza novas funcionalidades tornando mais simples do que nunca para qualquer programador criar, desenvolver e gerir aplicações móveis empresariais”.

Segundo um estudo da Forrester Research, de Junho de 2014, de Clay Richardson e John Rymer intitulada New Development Platforms Emerge For Customer-Facing Applications, “A escrita de código de forma manual é demasiado lenta para desenvolver e disponibilizar muitas das aplicações que as empresas utilizam para obter, servir e reter clientes. Algumas empresas estão a virar-se para plataformas ‘low-code’ que aceleram o processo de desenvolvimento das apps ao reduzirem drasticamente a quantidade de ‘hand-coding’ exigida. Uma disponibilização mais rápida é o principal benefício destas plataformas aplicacionais; estas também ajudam as empresas a responder de forma mais rápida aos seus clientes”.

A Outsystems Platform 9 inclui melhorias a quatro níveis.

O primeiro está relacionado com a integração, já que, por exemplo, a plataforma passa a ter suporte para mais bases de dados – DB2 e MySQL juntam-se a Oracle e Microsoft SQL Server.

O segundo nível diz respeito à comunidade, visto que a estratégia da Outsystems para o futuro é que os componentes e as aplicações sejam gratuitas e open source.

O terceiro aspeto em destaque na nova plataforma é a disponibilização de uma ferramenta que permite a manipulação de dados através de um dashboard mais visual.

E, por fim, a componente mobile, com a Outsystems a disponibilizar uma aplicação híbrida que se adapta a smartphones e tablets Android e iOS, que utiliza HTML5 e se comporta como se fosse uma aplicação nativa.

A OutSystems Platform 9 inclui:

Aplicações Mobile híbridas

  • A nova app OutSystems® Now (ver em baixo) é uma app open source nativa que fornece uma integração profunda com os sensores dos dispositivos móveis e os benefícios de uma App Store empresarial.
  • Os utilizadores podem criar apps mobile que utilizam responsive web design (RWD) para funcionar automaticamente em qualquer dispositivo ou sistema operativo.

Manipulação de dados e visualização de alta produtividade

  • Visual Aggregates – Fornece uma capacidade gráfica melhorada, e uma visualização de dados em tempo real, reduzindo drasticamente o tempo e esforço necessário para agregar, manipular e apresentar os dados de forma contextual. O que levaria normalmente horas de análise de linguagem SQL, com   tentativa-e-erro, é agora conseguido em minutos – e sem erros.

Integração rápida

  • Conectores pré-incorporados – uma vasta gama de conectores facilita o acesso a sistemas SaaS habituais e a várias aplicações (incluindo Box, Twilio, LinkedIn, Twitter, ZenDesk, e muito mais.)
  • Criação de novos conectores – Permite a ligação a qualquer tipo de sistema através do consumo simples mas extremamente poderoso de web services SOAP e RESTful, ou utilizando código Java ou .NET já existente.

OutSystems Now

A OutSystems Now é uma aplicação open source, nativa, disponível na Apple Store e Google Play. A OutSystems Now:

  • Fornece uma integração completa aos dispositivos móveis com acesso aos sensores dos dispositivos móveis para as aplicações responsive OutSystems
  • Permite a todas as aplicações OutSystems serem lançadas a partir de um único ponto de acesso e com um único login integrado
  • Funciona como uma app store empresarial fornecendo aos departamentos de TI a capacidade de gerir e controlar o acesso dos utilizadores finais a aplicações móveis, baseadas nos perfis dos utilizadores e necessidades de utilização em múltiplos dispositivos.
  • Permite às equipas de programadores criarem uma app para qualquer dispositivo – que irá funcionar facilmente num desktop sem a OutSystems Now mas que irá ter acesso directo aos sensores, como GPS ou uma câmara, quando utilizadas num dispositivo móvel.
  • É open source, por isso é adaptável, enquanto fornece a gestão de um ambiente customizado.

Share:

Deixe o seu comentário