Orankl é a grande vencedora do Lisbon Challenge

11352
0
Share:

A startup portuguesa Orankl, que pretende ajudar as empresas a criar um sistema de recomendações que funcione, é a grande vencedora do Lisbon Challenge, o maior programa de aceleração da Europa, organizado pela Beta-i. Também distinguidas neste desafio foram mais seis empresas portuguesas: Cell2b, Whale, Mychild, Limetree, Vertequip e YDreamsRobotics; uma romena: Monitor Backlinks e duas alemãs: Glean e Stuffle. Para além dos prémios em dinheiro, num total de 150 mil euros, estas 10 startups irão agora apresentar os seus projetos a investidores em Nova Iorque (20 de novembro), São Paulo (28 de novembro) e Londres (4 de dezembro).

O Lisbon Challenge é um programa transatlântico de aceleração destinado a startups em fase de crescimento, com o objetivo de as capacitar para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo. Estes 10 vencedores foram os projetos vencedores entre as cerca de 500 candidaturas recebidas nesta primeira edição. As 74 startups participantes no programa receberam, ao longo de 3 meses, mais de 900 horas de mentoring, cerca de 60 workshops e várias sessões de feedback com mais de 90 peritos de todo o mundo (incluindo profissionais da Google, PayPal, Softlayer, SAGE, PT, Seedcamp entre outros) como parte do programa de aceleração do Lisbon Challenge.

Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i, sublinhou: “Estamos muito satisfeitos com o sucesso deste programa. Durante o Lisbon Challenge, 20% das startups lançou o seu produto, mais de 60 empregos foram criados, foram angariados 4,6 milhões de euros pelos participantes e mais de um bilião de linhas de código foram escritas. Além do grande crescimento registado pelas startups participantes, sentimos que o Lisbon Challenge serviu para catapultar Portugal no mundo: tivemos cerca de 90 mentores a participar (de 20 nacionalidades) e mais de 100 menções mediáticas. Acreditamos que programas como o Lisbon-Challenge, podem ser um importante contributo para a capacitação de startups e empreendedores de sucesso.”

Dos 10 vencedores, a Orankl recebeu um prémio de 50 mil euros; a Cell2B e a Whale de 25 mil euros cada uma; a Monitor Backlinks, a Glean e a Mychild 10 mil euros e a Vertequip, YDreamsRobotics, Limetree e Stuffle 5 mil euros. Para além disso, receberam um total de quase três milhões de euros em produtos e serviços como, por exemplo, 30 anos de espaço de escritório gratuito em Lisboa, oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa, e 50 horas de serviços jurídicos da Morais Leitão, disponível para os top 3 finalistas do Lisbon Challenge. Irão ainda viajar até Nova Iorque, São Paulo e Londres para fazer pitch do seu negócio a investidores reconhecidos internacionalmente, onde terão também a oportunidade de conhecer startups e organizações de topo locais (Google, Nomura, FourSquare, Etsy, Columbia University, entre outras).


Share:

Deixe o seu comentário