Connect with us

Opinião

Opinião: Paixão, Envolvimento e Comprometimento

Publicado a

Paixão, Envolvimento e Comprometimento: as três ferramentas mais importantes na estratégia atual das empresas de tecnologias de informação?

Este é um tema que raras empresas têm em mente no ato da contratação e na procura pelos seus futuros colaboradores. Mas porque é assim tão importante?

As empresas ligadas às tecnologias de informação (principalmente as de consultoria e outsourcing) focam-se essencialmente nas habilitações e no conhecimento técnico dos seus atuais e futuros colaboradores. É importante sim, mas além disto, o grande diferencial é percebido através da atitude do envolvimento e do comprometimento dos profissionais genuinamente envolvidos para com a empresa. Este processo começa logo no primeiro contato em que se inicia a seleção e recrutamento. É nesse momento, que a empresa deve passar valores e cultura da empresa aos seus futuros colaboradores.

A cultura da organização deve ser transmitida de imediato ao candidato como estratégia da empresa. Quando focamos a cultura como estratégia da empresa, haverá candidatos que não se ajustarão, apesar do seu “Know-how”, reduzindo assim no futuro os “desajustes” culturais com todos os custos humanos, sociais e financeiros associados.

A maioria das empresas neste mercado foca-se na compensação monetária do candidato ou nos “grandes discursos” do tipo “… a minha empresa tem projetos no mundo inteiro, e vamos ter 30 novos escritórios, aqui e acolá….em 2020 seremos milhares…bla bla…..”, mas depois falta o mais importante : “ … afinal, o que vou eu ser neste espaço? Nesta equipa? Como vou ser tratado? Como será o envolvimento e comprometimento que a organização vai depositar em mim? Que programas de desenvolvimento profissional, organizacional e pessoal vou ter?”.

Um recente estudo por uma conceituada consultora internacional, concluiu, que para 95% dos candidatos a cultura da empresa é mais importante que a compensação e que menos de 5% valorizam mais a compensação que a cultura!

Uma estratégia focada na cultura da empresa desenvolve e impulsiona verdadeiramente as três principais ferramentas “humanas” e que diferenciam as empresas no mercado! Viver a organização com paixão, ter um genuíno envolvimento com a mesma e consequente comprometimento.

O colaborador comprometido, além de se preocupar com o seu nome e carreira no mercado, também se preocupa e zela da mesma forma pelo nome e reputação da sua empresa. Preocupa-se constantemente com a missão, visão e cultura da sua empresa bem como com os valores e princípios norteadores pela mesma. No mesmo sentido, preocupa-se também, de forma constante com o desempenho da sua empresa frente ao mercado e junto do cliente, atuando assim, com mais responsabilidade, afinco e paixão pelo exercício da função.

Haverá desafio maior que este na gestão de pessoas nos próximos anos? A meu ver, o grande desafio será a coerência e consistência desta estratégia ao longo da vida da organização!

Sónia Jerónimo, CEO & World Explorer na Growin

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 horas atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias3 horas atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias3 horas atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias6 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias6 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...