Opinião OKI: Multifunções sustentam Mercado de Impressão Ibérico

14432
0
Share:

Se traçarmos o presente panorama do mercado de impressão, existem três pilares fundamentais que se repetem tanto na estratégia empresarial como enquanto atributos de produto: simplicidade, solidez e inteligência. Neste contexto, os produtos de sucesso que acompanham a evolução das necessidades do mercado e dos clientes partilham um objetivo essencial: otimizar os recursos e soluções de impressão das empresas. Este objetivo materializa-se especialmente nos multifunções e nas tecnologias de gestão de impressão inteligente.

Os multifunções inteligentes oferecem, entre outras e a título de exemplo, funcionalidades 3 em 1 e 4 em 1, trabalham tanto a cores como em monocromático, e garantem impressões e digitalizações de elevada qualidade, bem como cópias a custo reduzido. Além disso, estão equipados com a plataforma sXP, que assegura uma fácil ligação a softwares de empresas externas para uma perfeita integração na rede, o acesso direto ao armazenamento na nuvem e são compatíveis com uma vasta oferta de aplicações de impressão móvel, o que simplifica bastante os processos de implementação e trabalho dos clientes.

No caso específico dos inovadores multifunções LED é possível imprimir, digitalizar e partilhar documentos em alta qualidade de forma intuitiva, a partir de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Suportam aplicações para os vários sistemas operativos, iOS, Android ou Symbian, como o AirPrint, da Apple® Inc., o Cortado® Workplace, o Google® Cloud Print e o ePrint, da Microtech Corp. Por outro lado, as próprias marcas de impressão já desenvolvem soluções otimizadas, que permitem correções de distorções e equilíbrio de cores nas imagens e impressão direta. Adiciona-se a estas funcionalidades a tecnologia OCR, ou reconhecimento ótico de caracteres, que permite a digitalização de documentos em formato editável e pesquisável.

Serviços de gestão de impressão

A incerteza criada pela crise obrigou as empresas a encontrar novos caminhos para rentabilizar os seus negócios. Na era do Big Data, a gestão inteligente de documentos nas empresas tornou-se essencial. O hardware, independentemente da sua elevada qualidade, já não é suficiente para alcançar o melhor rendimento possível. As empresas e os profissionais precisam e exigem novos serviços, o que obriga a um esforço contínuo por parte das marcas de impressão de forma a colocar no mercado soluções inteligentes de gestão documental adaptadas a cada cliente, que garantam a integração da gestão documental e da impressão no fluxo de trabalho da empresa ao custo mais baixo possível. Assim, os nossos clientes, por exemplo, podem, a qualquer momento, verificar os gastos e reduzir os custos, bem como otimizar as suas infraestruturas de impressão, implementando as mais recentes tecnologias sem necessidade de recorrer a grandes investimentos, o que permite um rápido retorno financeiro e uma poupança de até 30% nos custos de impressão e documentação.

Adicionalmente, a gestão externa permite às empresas dispor de uma única interface para todos os equipamentos em rede, o que facilita os processos internos, aumenta a transparência financeira e assegura a otimização do fluxo de trabalho para uma maior produtividade e, consequentemente, maior satisfação dos colaboradores.

Por último, mas não menos importante, a racionalização do ambiente de impressão possibilita uma mais precisa avaliação dos riscos, da qual resulta uma maior proteção e, portanto, uma maior segurança durante a impressão. Num momento em que praticamente todas as empresas têm preocupações ambientais, esta ferramenta ajuda as organizações a reduzir a sua pegada ecológica.


Share:
Carla Andrade

Deixe o seu comentário