17945 0

Opensoft aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores com o MBTI

A Opensoft acaba de realizar a sua 4.ª sessão de formação interna para desenvolvimento de equipas com o Myers Briggs Type Indicator (MBTI).

Esta formação é composta por um questionário, para identificação do tipo de personalidade de cada colaborador, e uma sessão de formação com exercícios práticos para compreensão do MBTI e sua utilidade. Garante ainda uma sessão de coaching para discutir o tipo de personalidade obtido pelo colaborador e a forma como este pode ser utilizado para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A Opensoft é apontada como uma das únicas empresas em Portugal a aplicar este instrumento transversalmente, ou seja, para todos os perfis da sua equipa.

Para Mariana Sousa, Responsável de Recursos Humanos da Opensoft, “o MBTI é um importante instrumento para identificação de características e preferências pessoais, que nos tem ajudado internamente em vários domínios. Desde o conhecimento individual de cada um, à tomada de decisão, passando pela melhoria do trabalho em equipa. As relações entre as pessoas são por natureza complexas e, por isso, é fundamental estarmos aptos a compreender e a comunicar eficazmente uns com os outros. Esta competência é de tal forma relevante para a atividade da Opensoft que na nossa avaliação de desempenho existem dos critérios transversais a todos os perfis: Compreensão Interpessoal e Comunicação. O MBTI é sem dúvida uma das formações que apoia o desenvolvimento destas competências na nossa equipa”.

O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de formas de pensar e agir: Extroversão/Introversão, Sensorial/Intuição, Razão/Sentimento e Julgamento/Perceção. Depois de identificada a preferência em cada uma destas categorias, o instrumento gera o tipo de personalidade, que pode ser expressado através de um código com quatro letras. O perfil é definido considerando a percentagem mais elevada em cada letra.

Frequentemente utilizado nas áreas de aconselhamento de carreira, pedagogia, dinâmicas de grupo, orientação profissional, treino de liderança e desenvolvimento pessoal, entre outros, o MBTI é considerado o instrumento de avaliação de personalidade mais utilizado em todo o mundo, com cerca de dois milhões de avaliações administradas anualmente.

 


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Apenas 20% das PME Portuguesas Transformam Modelos de Negócio

A SAP Portugal apresentou hoje os resultados do estudo de mercado “PME: Equipadas Para Competir”, realizado pela Oxford Economics, analista de mercado independente, para o mercado português e

Altitude Renova Certificação de Qualidade com Aposta em Excelência na Assistência Técnica

A Altitude Software anuncia a renovação da certificação ISO 9001 para as suas operações globais de assistência ao cliente. A Altitude detém este certificado desde 2007. “A qualidade é

GFI vai contratar 1.700 profissionais

A Gfi está a contratar mais de 1.700 profissionais para integrar em projetos da área, em 2013. Entre os perfis procurados destacam-se programadores, consultores de infraestruturas e arquitetos

NEC desenvolve agregado massivo de antenas para estações base 5G

O AAS é compatível com a banda low-SHF e combina os elementos de antena e os componentes RF, recorrendo a uma placa de circuito impresso de elevada densidade,

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *