12998 0

Olisipo lança serviço único no mundo para população sénior

A empresa portuguesa Olisipo anunciou o lançamento do True-Kare, um serviço tecnológico único no mundo, destinado ao acompanhamento continuado da população sénior. O objectivo da empresa é chegar aos 100 mil utilizadores no final de 2013.

“Com a idade, as pessoas passam a ter novas preocupações ao nível da saúde, bem-estar e segurança. Essas preocupações estendem-se também aos filhos que querem estar seguros de que os pais se encontram bem. O serviço True-Kare vem precisamente simplificar a vida das pessoas, reforçando a autonomia e a segurança dos pais, mantendo os filhos informados e com capacidade de apoiar os seus entes queridos em caso de necessidade”, explica José Serra, CEO da Olisipo.

O serviço True-Kare integra um revolucionário telemóvel que interage com uma nova geração de dispositivos móveis e uma plataforma ampla de serviços. Permite ajudar, por exemplo, a compensar parcialmente as falhas de visão, audição, memória, bem como a controlar os indicadores de saúde, a gestão de medicamentos e horários, a orientação e, claro, auxiliar em situações de emergência.

“Tivemos a preocupação de colocar o serviço e os equipamentos a preços muito atrativos, por forma a ajudar de uma forma mais abrangente quem tem de cuidar dos nossos seniores”, acrescenta José Serra.

Entre as várias funcionalidades, destacam-se lembretes para a medicação, recolha e controlo de indicadores de saúde, gestão das actividades quotidianas, localização e emergência. Complementarmente é ainda possível configurar remotamente, na internet, outras funcionalidades do telemóvel, nomeadamente selecionar ou remover menus do telemóvel, tornando a sua utilização mais simples ou complexa de acordo com a vontade de cada utilizador.

A Olisipo está a lançar este serviço com os equipamentos para Medição de Tensão Arterial, para interligar a um Glucometro da Johnson&Johnson e a dois dispositivos complementares de SOS (relógio e porta-chaves), sendo que, todos os equipamentos foram desenvolvidos em Portugal.

Este serviço pode ser adquirido online por qualquer utilizador ou instituição no website www.true-kare.com e muito em breve através de um dos principais operadores móveis nacionais a partir de 9,9 € mensais (serviço) + 99 € (telemóvel).

“Temos em curso o lançamento em Portugal e em outros países, através de diversos parceiros locais e internacionais, nomeadamente na área de saúde, seguradoras, entidades que prestam serviços a seniores, operadores de telecomunicações e outros actores neste mercado. É nosso objectivo chegar ao final de 2013 já com 100 mil utilizadores. Acreditamos que é um serviço com um grande potencial local e estamos abertos a parcerias em qualquer país quer para venda, quer para integração de novas funcionalidades”, refere José Serra.

De acordo com um estudo do Ministério da Saúde Britânico a que tivemos acesso, as soluções de tele-saúde reduziram em 15% o recurso aos serviços de urgência, evitaram 20% de internamentos de urgência e 14% de internamentos programados. Permitiram também a redução de 14% de dias de cama. Mas o resultado mais notório foi a redução de 45% nas taxas de mortalidade. O estudo envolveu mais de seis mil pessoas e a recolha de dados durante mais de doze meses.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Impacto Tecnológico nas Organizações em 2020

A Ricoh, especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção, Managed Document Services e IT Services, aliou-se à conceituada revista The Economist, para a elaboração de um estudo

MEO e SIC lançam em exclusivo SIC Notícias Interativa

O MEO e a SIC lançam a SIC Notícias Interativa, inaugurando um novo paradigma de TV em Portugal e permitindo transferir para os domínios da interatividade e da

MicroStrategy Anuncia MicroStrategy PRIME

A MicroStrategy anunciou a disponibilidade do seu novo Parallel Relational In-Memory Engine (PRIME). O MicroStrategy PRIME é um serviço altamente escalável, baseado na Cloud, e in-memory analytics concebido

Lacus fusce sed aliquam vitae donec aptent est

Lacus fusce sed aliquam vitae donec aptent est odio dui donec nulla bibendum platea maecenas suscipit arcu in iaculis ad proin metus. Rhoncus sollicitudin tristique vitae per enim

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *