Observatório Toshiba revela tendências tecnológicas para 2013

19184
0
Share:

A venda de computadores portáteis em Portugal no ano passado atingiu as 600 mil unidades, o que equivale a um decréscimo de 30% face a 2011 – ou menos 17% se não se considerarem as vendas para projetos de Educação. Analisando por canal de distribuição, o segmento de consumo caiu 23%, consequência da forte retração sentida ao longo de todo o ano, e o segmento profissional cresceu 3%, sinal de que as empresas continuam a investir em ferramentas de produtividade. Estas são algumas das conclusões da Toshiba relativamente a 2012, na sétima edição do seu Observatório, uma iniciativa que analisa a evolução do mercado tecnológico e aponta tendências para os próximos anos.

Numa perspetiva mais ampla, consolidando vendas de portáteis e tablets, o mercado cresceu 10%, impulsionado pelo forte crescimento dos ultrabooks, cerca de 45 mil unidades, e pelos tablets, segmento que registou vendas superiores a 325 mil unidades.

Segundo o Observatório espera-se que em 2013 o mercado consolidado de portáteis e tablets continue a crescer aproximadamente 15%, ultrapassando 1 milhão de unidades, estimulado por novos formatos de ultraportáteis, modelos híbridos e tablets. O mercado de portáteis deverá decrescer entre 8% a 10%, apesar do segmento profissional manter uma dinâmica positiva.

Mercado de televisores em crescimento

Relativamente ao mercado de televisores, destacou-se um ligeiro crescimento em 2012, com vendas superiores a 900 mil unidades, impulsionados essencialmente pela migração para o sistema TDT. Para 2013 espera-se que o mercado faça um ajuste para os valores registados em 2009.

“As tendências do mercado tecnológico variam constantemente, por isso, com esta reflexão anual realizada pelo Observatório Toshiba, pretendemos analisar o mercado e fornecer algumas perspetivas para o ano seguinte, destacando o crescimento ou decréscimo dos vários sectores. Desta forma poderemos consolidar a nossa estratégia interna e identificar quais as áreas que devem ser melhoradas ou nas quais devemos apostar para reforçar o nosso posicionamento no mercado nacional”, refere Jorge Borges, Regional Marketing Director para Portugal e Espanha.

Toshiba Portugal consolida presença

Para a Toshiba Portugal, 2012 foi um ano de reforço do seu posicionamento no mercado dos televisores. Em 2012 a Toshiba passou a integrar o top 3 do mercado nacional com mais de 40 mil unidades vendidas e espera que em 2013 essa posição seja consolidada. Com esta aposta na convergência digital o conceito de “connected TV” deverá ser uma realidade para todos os dispositivos a curto prazo.

Relativamente ao mercado de portáteis a Toshiba Portugal registou um volume de vendas de 138 mil portáteis e para 2013 espera manter a sua posição de liderança e continuar a apostar num modelo de negócio sustentável, através do reforço da estratégia de canal e lançamento de novos e inovadores produtos.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário