O triunfo dos algoritmos: edição simultânea no Jornal de Negócios e em formato Kindle

10824
0
Share:

A reportagem “O triunfo dos algoritmos” foi hoje publicada em edição simultânea num jornal e no formato Kindle — uma estreia no jornalismo português. A iniciativa é do autor, o jornalista Paulo Querido. Tratando o rescaldo das eleições presidenciais americanas na perspectiva das falhas do sistema mediático na previsão dos resultados, a reportagem foi publicada no Jornal de Negócios, na edição em papel e digital. Ao mesmo tempo, uma versão mais completa ficava acessível na loja da Amazon.

Não sujeita ao tradicional condicionamento de espaço do papel, a edição ebook de “Eleições americanas: o triunfo dos algoritmos” tem o triplo do tamanho da edição publicada no jornal: 3.800 palavras, contra 1.400 no papel. Comporta um capítulo exclusivo sobre os mercados de predição e alarga o espaço dado a Nate Silver, o analista e blogger do The New York Times que saiu glorificado das eleições por ter acertado nos resultados em todos os estados americanos.

A edição ebook pode ser lida em todos os aparelhos Kindle e ainda nos tablets iPad e Android munidos da aplicação de leitura Amazon.

Uma versão web, idêntica à versão ebook e com funcionalidades específicas para melhorar a leitura de artigos “long form” nos ecrãs de portáteis e nos tablets, complementará a partir de segunda-feira a tripla oferta desta reportagem — uma experiência que o autor pretende repetir no futuro.

Versão só para assinantes do Jornal de Negócios:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=590745&pn=1

Versão Kindle ebook:
http://www.amazon.com/Elei%C3%A7%C3%B5es-americanas-algoritmos-reportagem-ebook/dp/B00A89ILR2/


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário