O backup online é a solução certa para o seu negócio?

12584
0
Share:

As organizações de TI estão cada vez mais a avaliar se o backup online (ou cópia de segurança para a cloud) faz sentido para as respetivas empresas. Manter uma cópia das suas informações importantes fora das instalações para fins de recuperação de desastres faz claramente sentido, sobretudo se tivemos em consideração que só um evento como um incêndio, uma inundação ou um roubo pode causar uma perda de dados importantes que afetam seriamente as suas operações comerciais.

Fazer cópias de backups em fita costumava ser a resposta, mas transportá-las fisicamente para fora do local é um processo arriscado, demorado e oneroso.

No entanto, há também desafios na utilização de uma solução de backup online capaz de oferecer apenas cópias de segurança direct-to-cloud. Tenha em consideração o seguinte quando avaliar o backup estritamente online:

  • Janelas de Backup – Com o crescimento exponencial dos dados, a maioria dos administradores de TI encontra dificuldades em conseguir cumprir os seus objetivos em termos de janela de backup. Quando adiciona dados na tentativa de realizar o backup para um local remoto através da WAN, os backups podem demorar muito mais tempo. Antes de avançar para uma solução de backup online, faça o teste para ver quanto tempo demora a realizar um backup direct-to-cloud, especialmente para um grande volume de dados ou para uma base de dados considerável. É este tipo de solução mais viável para as suas necessidades? A solução híbrida, que permite fazer o backup no local e uma cópia de arquivos automatizada para a cloud pode ser uma solução melhor.
  • Recuperação de Dados – É mais provável que demore mais tempo a recuperar os seus dados da cloud através de uma solução de backup online do fazê-lo a partir do disco local ou até mesmo por fita, especialmente no caso de um grande volume ou base de dados. Quase todos os fornecedores de backup online reconheceram este desafio e agora oferecem um serviço de recuperação do meio físico baseado numa taxa, no qual é garantida a cópia dos dados pretendidos para uma unidade de DVD ou USB e, durante a noite, para a sua localização. Esta solução não só pode demorar até 24 horas, como é também uma proposta cara. Ou seja, e tal como deve testar o backup, é ainda mais importante que teste a recuperação de um grande volume de dados. A solução híbrida, em que os backups são armazenados no local e na cloud, dá-lhe uma vantagem para acelerar a sua recuperação de dados.
  • Recuperação de Sistema – Quando se fala de backup online, normalmente referimo-nos à proteção dos dados ou das informações e não necessariamente de todo o sistema, o que inclui o sistema operativo, o estado do sistema, os registos e as aplicações. Muitas soluções de backup online não oferecem qualquer sistema de proteção e partem do pressuposto de que o cliente já dispõe da sua própria solução em funcionamento. Uma solução que ofereça o backup e a recuperação do sistema vai ajudar a simplificar a gestão de TI e a reduzir os custos.
  • Segurança – Se estiver a pensar usar uma solução de backup online e em armazenar as suas informações e os seus dados de negócio num local remoto que pertença a outro alguém, terá de se assegurar sobre a existência de segurança física e de sistema nesse lugar. A sua solução deve permitir que você possa criptografar os seus dados durante a transmissão e no armazenamento no centro de dados do fornecedor de serviços.
  • Retenção e Arquivamento – Além do backup e restauro básico, a maioria das organizações de TI têm requisitos de conformidade regulamentar ou interna no que diz respeito à retenção de dados a longo prazo. É importante que sua solução inclua formas para arquivar dados e definir políticas de retenção para responder às necessidades.

Em suma, as soluções de backup apenas online e direct-to-cloud podem não ser a resposta mais correta para o seu negócio. Faça perguntas e debata os assuntos anteriormente abordados antes de se comprometer. Poderá vir a descobrir que uma solução de proteção de dados híbrida, ou seja que mantém uma cópia do backup no próprio local e outra na cloud – é uma alternativa melhor.

A solução CA ARCserve® oferece uma proteção de dados híbrida abrangente, protegendo efetivamente dados, aplicações e servidores. Esta solução combina backup tradicional, snapshots de disco, replicação e alta disponibilidade para proteger os servidores físicos e virtuais quer locais quer na cloud. Clientes de todos os sectores como a AZKO Nobel, a Yamaha e a La Perla usam os  produtos CA ARCserve para protegerem os seus dados e para cumprirem os acordos de nível de serviço (SLAs) em termos de ponto de recuperação e tempo de recuperação.

Jesus Carro – Principal Consultant, CA Technologies


Share:

Deixe o seu comentário