Nutanix facilita a migração da próxima geração de infraestruturas para Centro de Dados

9944
0
Share:
Exclusive Group

Com o fim do ciclo de vida do Windows Server 2003 / R2, a Nutanix, empresa especializada em soluções de infraestrutura convergente de escala web, representada em Portugal pela Exclusive Networks, oferece um conjunto de medidas que visa facilitar a transição para um novo sistema operativo e melhorar a eficiência dos centros de dados.

O serviço de suporte técnico da Microsoft para o Windows Server 2003 e para o Windows Server 2003 R2 terminou no passado dia 14 de julho, o que significa que a multinacional já não irá fornecer atualizações ou revisões do produto. Ou seja, os utilizadores não terão disponível qualquer suporte, facto que poderá ser problemático, tendo em conta que a Microsoft lançou mais de 35 atualizações críticas em 2013, durante o período de extensão do serviço de suporte. De igual forma, qualquer Centro de Dados que execute este sistema operativo a partir deste momento, pode incorrer no incumprimento de obrigações (normas e regulações) e enfrentar um aumento dos custos operacionais: com a falta de suporte, o investimento na manutenção de toda a infraestrutura vai aumentar significativamente.

“Chegou o momento de modernizarmos os Data Centers. O Windows Server 2012/R2 oferece mais funcionalidades e eficiência que o Windows Server 2003. Além disto, dando acesso às mais recentes tecnologias, promove um aumento da produtividade dos funcionários, ajuda a estabelecer prioridades e a definir uma melhor visão de negócio. Ainda assim, esta é apenas uma parcela da equação. O fim do suporte pode funcionar como um catalisador para a adoção de uma infraestrutura de próxima geração para o Centro de Dados”, afirmou James E. Bagley, Analista Sénior do SSG-NOW, e Deni Connor, Analista e Fundador do SSG-NOW.

A Nutanix oferece a plataforma ideal e os serviços de migração para modernizar os Centros de Dados e migrar as aplicações como o SQL Server 2005 ou as aplicações cliente .NET, do Windows Server 2003/ R2 para o Windows Server 2012/ R2.

Um kit de migração completo para o Data Center do futuro

A Nutanix oferece uma plataforma completa e os serviços de apoio à migração para modernização e transferência de aplicações, como o SQL Server 2005, e de aplicações .NET personalizadas, a partir do Windows Server 2003 R2 para o Windows Server 2012 R2.

Este kit inclui:

  • Relatório do SSG-NOW*: Guia de migração do Windows Server 2003: A infraestrutura Convergente de escala web da Nutanix facilita a migração
  • Notas sobre a solução da Nutanix: Infraestrutura Convergente de escala web para ambientes Microsoft
  • Casos de sucesso de clientes Nutanix (O Condado de Cochise virtualizou-se com Web-Scale IT e Hyper-V, e a Synergics escalou com a Nutanix em busca de maior simplicidade e agilidade).

Nutanix: a solução ideal para ambientes Microsoft

Sem ter em conta a atualização feita a partir de uma infraestrutura existente de Windows Server 2003 R2 ou a implementação de novas aplicações, a infraestrutura Convergente de escala web da Nutanix é a solução ideal para ambientes Microsoft.

A arquitetura Nutanix facilita a consolidação de todos os serviços de infraestrutura, rede e aplicações, onde estão incluídos o SQL Server, o Exchange e o SharePoint. Permite ainda a integração de farms de servidores numa única plataforma convergente que executa o Hyper-V num ambiente de melhor desempenho. O funcionamento simultâneo de distintos volumes de trabalho virtualizados favorece as infraestruturas de menor dimensão, garantindo um melhor desempenho e fiabilidade.

Os sistemas de armazenamento tradicionais são mais complicados e exigem processos de aprovisionamento e de manutenção mais entediantes e complexos, além de um tempo de inatividade devidamente planeado e de atualizações mais dispendiosas, tanto em termos de despesas de capital como de falta de disponibilidade de dados críticos necessários para o funcionamento da organização. A infraestrutura convergente elimina esta carga e pressão e permite que o volume de trabalho seja operado em proximidade com o conjunto de dados requerido.

Neste sentido, e para além de proporcionar um ambiente de armazenamento e uma computação convergente de escala web, a Nutanix e os seus parceiros podem garantir uma migração bem-sucedida a partir do ambiente do Windows Server 2003 R2, para uma implementação totalmente virtualizada.

A partir da avaliação, formação e planeamento, e posteriormente através da migração e da validação dos resultados para as métricas pós-migração, a equipa Nutanix pode ainda ajudar a atenuar os riscos e a garantir a continuidade dos serviços durante todo o processo. Aproveitando a experiência da Nutanix, conquistada com os muitos projetos realizados junto de outras empresas, a gestão de todas as fases da migração é facilitada.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário