Nutanix aumenta poder da sua Plataforma Cloud Empresarial com Redes de um só clique

Nutanix anunciou que vai não só aumentar as suas incomparáveis capacidades de automatização de datacenters de apenas um clique, para incluir a visualização de rede, a segurança e a orquestração, mas também estender o seu já rico leque de APIs.

A transformação digital, a emergente Internet das Coisas (IoT) e a proliferação de aplicações móveis estão a dar origem a uma importante transformação na forma como o software é criado, implementado e atualizado. As aplicações modernas estão a ser desenvolvidas com arquiteturas flexíveis que utilizam serviços modulares mais pequenos e independentes.  Apesar de estas novas arquiteturas estarem a melhorar a agilidade das TI, também estão a expor as TI a um vasto leque de desafios: a visibilidade da interdependência das aplicações para resolução de problemas, as novas ameaças à segurança e a escassez de ferramentas de gestão unificadas.

Visualização de redes para resolver problemas de forma imediata em toda a infraestrutura

Dado o rápido crescimento do número de workloads, as equipas de TI enfrentam uma pressão cada vez maior no que diz respeito à monitorização ponta a ponta da infraestrutura, para garantirem que as aplicações cumprem os SLAs de desempenho e de disponibilidade.

Sem uma visão unificada de todos os recursos de infraestrutura, incluindo o ambiente de rede, a identificação, o isolamento e a correção dos problemas tornam-se tarefas extremamente complexas e morosas. Os problemas comuns, como as configurações inadequadas de VLANs, podem levar horas a serem diagnosticados e corrigidos, o que resulta em tempo de indisponibilidade das aplicações e perda de receitas.

Além de fornecer informação valiosa e oportuna sobre os recursos do servidor, virtualização e armazenamento, o Nutanix Prism oferece agora uma visão da rede centrada na aplicação.

Desta forma, em vez de dependerem de uma série de ferramentas de diferentes fornecedores, as equipas de TI usufruem de uma visão abrangente da topologia da rede física e virtual. Isso inclui não só uma visão intuitiva sobre a forma como as máquinas virtuais individuais (VM) estão ligadas à infraestrutura de rede física e virtual, mas também o acesso a estatísticas detalhadas do estado e desempenho do ambiente de rede. A visualização integrada da rede permite aos gestores dos centros de dados a identificação e triagem imediata dos problemas de rede que afetam os SLAs das aplicações.

Tornar as Aplicações seguras contra ameaças emergentes com micro segmentação incorporada

Os ambientes aplicacionais modernos são compostos por centenas ou milhares de serviços e de aplicações individuais, sendo que cada um dele é um potencial ponto de ataque.

Uma aplicação interna que tenha sido comprometida pode representar uma séria ameaça para os demais workloads executados no centro de dados da empresa. As tecnologias de micro segmentação estão disponíveis há já algum tempo para responderem a estas ameaças internas através do controlo do tráfego leste-oeste entre as aplicações, mas a sua ampla adoção tem sido dificultada pelo ambiente de configuração e gestão mais complicado, geralmente requerido pelas implementações SDN de grande escala.

Os Serviços de micro segmentação da Nutanix Acropolis (AMS, em inglês), que se estreitamente integrados no stack de infraestrutura Cloud da empresa, ficarão responsáveis pela inspeção, monitorização e gestão dos fluxos de comunicação entre os workloads individuais, proporcionando um ambiente aplicacional mais seguro. As políticas específicas da aplicação serão definidas dentro da Nutanix Prism, dando às equipas de TI um plano de controlo unificado para administrarem e tornarem seguras as comunicações entre as VMs, as aplicações baseadas em containers e os micro serviços que se executam num ambiente comum. A Nutanix AMS pode ser implementada em alguns minutos, evitando a necessidade de investir em grandes e complexos SDNs para proteção do ambiente da aplicação.

Orquestrar serviços de segurança e de rede com apenas um clique

A orquestração dos vários serviços de rede necessários para a entrega de aplicações  não é só um processo complexo que pode dar origem a alguns erros – pode atrasar a modernização dos centros de dados empresariais. Para conseguirem uma infraestrutura mais ágil, dinâmica e desenvolvida sob o conceito de “cloud-like”, as redes têm que se tornar invisíveis, tal como os recursos de computação e de armazenamento, para que as equipas de TI possam reorientar os seus esforços para a entrega de aplicações críticas para o negócio.

A Nutanix Acropolis oferece APIs simples e abertas que permitem a automatização de atualização de políticas em switches top-of-rack (ToR), Application Delivery Controllers (ADC) e firewalls baseados nos eventos do ciclo de vida da aplicação, garantindo aos administradores Nutanix um fluxo de trabalho de implementação de aplicações otimizado e automatizado. Um fabricante líder na área Cloud Networking, Arista Networks e o fabricante de storage networking Brocade, tal como fabricantes de ADc e segurança como Citrix e F5 Networks podem agora automatizar o provisionamento de rede e modificar as políticas em tempo real, com base nas alterações do ciclo de vida das aplicações e das TI.

De igual forma, os serviços de segurança e de rede virtualizados podem agora ser inseridos de forma inteligente no ambiente aplicacional, com base em políticas centradas em aplicações, garantindo que os serviços adequados são aplicados a cada aplicação e executados na sequência correta. Estes serviços irão ainda complementar a visualização e as capacidades de segurança de rede nativas da Nutanix, proporcionando funcionalidades avançadas de inspeção de aplicações e de mitigação de ameaças. Proeminentes fornecedores de soluções de segurança, como o Illumio e a vArmour, podem utilizar as capacidades de serviços de orquestração e integração para assegurarem soluções de segurança totalmente orquestradas e completas, que oferecem níveis de segurança avançada e abrangente e de mitigação de ameaças, enquanto reduzem drasticamente a complexidade operacional.

As equipas de TI beneficiam das vantagens que o Nutanix Prism oferece enquanto ponto único de controlo para todos os recursos de infraestrutura, juntamente com uma perfeita integração de rede para que os serviços baseados na rede se adaptem instantaneamente às mudanças do ambiente virtual.

Disponibilidade de produto

A visualização da rede e o conjunto inicial de APIs para a orquestração de redes estarão disponíveis em janeiro de 2017. As restantes capacidades encontram-se ainda em fase de desenvolvimento.

Related Post

Leave a Comment:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *