Nuno Crato preside cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM 2011

9328
0
Share:

A IBM entrega amanhã, terça-feira, dia 02 de outubro, a um jovem investigador do Instituto Superior Técnico (IST) o Prémio Científico referente ao ano de 2011. Este galardão, no valor de 15.000 euros, pretende distinguir o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação. A cerimónia terá lugar no Salão Nobre do IST, em Lisboa, pelas 18 horas, e será presidida pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

A sessão de abertura caberá ao Presidente do IST, Arlindo Oliveira, e a entrega do prémio ao Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima. Na cerimónia, intitulada Innovation Summit 2012, será lida ainda uma mensagem do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, pela voz de Suzana Toscano, assessora para a Educação da Casa Civil da Presidência da República.

“Turbo Parsers: Analisadores Sintáticos Estatísticos Baseados em Relaxações Lineares” é o título do trabalho vencedor da 22ª edição do Prémio Científico IBM. O galardão será entregue ao autor da investigação, André Martins, de 34 anos, que concluiu o doutoramento no programa conjunto entre o IST e a Carnegie Mellon University (CMU), na Pensilvânia, Estados Unidos, pela sua investigação na área da Inteligência Artificial.

Este trabalho introduz uma nova abordagem na forma como fazer com que as máquinas possam aprender automaticamente através de dados. A linha de investigação do jovem investigador enquadra-se na área da aprendizagem automática estatística, que oferece um tratamento formal e unificado para este tipo de questões.

No âmbito desta exposição académica, serão também exploradas na sessão as novas fronteiras da tecnologia e será dada a conhecer a terceira fase da computação – a cognitiva. Elisa Martin Garijo, IBM Distinguished Engineer, vem a Portugal revelar as valências do Sistema Watson da IBM, focando a evolução da Computação Inteligente.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário