20079 0

Novidades Microsoft para a área da Cloud anunciadas por Satya Nadella

A Microsoft Corporation realizou ontem em São Francisco, Califórnia, um encontro com a imprensa internacional onde deu a conhecer algumas novidades da sua estratégia para a área da Cloud.

A apresentação foi liderada por Satya Nadella, CEO da Microsoft e por  Scott Guthrie, Vice- Presidente da área Cloud na Microsoft Corporation e entre as principais novidades anunciadas destacam-se:

Nova versão do Microsoft Azure Marketplace – Disponibiliza um ecossistema empresarial desenhado para que as empresas e parceiros possam melhor promover as suas aplicações e serviços junto dos clientes Microsoft Azure. Os clientes, por sua vez, podem mais facilmente encontrar, identificar, avaliar e adquirir uma vasta gama de aplicações, serviços e soluções de infrastructure-as-a-service (IaaS) e de platform-as-a-service (PaaS), compatíveis com serviços Azure na Cloud. Isto representa um salto qualitativo no que respeita à qualidade, capacidade de escolha e força do ecossistema de parceiros e clientes Microsoft Azure em todo o mundo. A nova versão do Microsoft Azure Marketplace disponibiliza já hoje mais de 1000 serviços e aplicações de mais de 100 parceiros. Em breve vão existir neste Marketplace aplicações e soluções de parceiros portugueses que vão estar disponíveis para aquisição por parte de qualquer cliente Microsoft Azure a nível mundial.

Crescimento da rede de Datacenters – Reforçando o seu compromisso de investir numa infraestrutura Cloud com escala global que permita responder de forma eficaz à procura do mercado, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Microsoft Azure, plataforma na nuvem aberta e flexível, a toda a região da Austrália até final de outubro do presente ano. No início de 2015, a plataforma Azure estará ainda operacional em 19 regiões em todo o mundo, mais do que qualquer outro fornecedor de cloud pública, tornando assim a Microsoft na principal referência à escala global;

Nova Série de Máquinas Virtuais – Para diferenciar ainda mais a sua oferta de infraestrutura para o segmento empresarial, a Microsoft anunciou uma nova série de Máquinas Virtuais (G-Series Virtual Machines), as maiores máquinas virtuais disponíveis até hoje na cloud pública. A série G de máquinas virtuais integra os mais recentes processadores Intel Xeon e suporta mais de 32 CPU cores, 448 GB de memória RAM e mais de 6.5 TB de armazenamento local SSD. A par disto, a Microsoft anunciou ainda  o Azure Premium Storage, um novo tipo de armazenamento baseado em SSD projetado para suportar as aplicações mais exigentes, tais como SQL Server Dynamics AX,  Dynamics CRM, Exchange Server, MySQL e SAP Business Suite. Um único servidor pode ser suportado com mais de 50.000 IOPS de performance, um novo extremo na cloud pública. Em conjunto, estas tecnologias oferecem a escalabilidade e desempenho que as empresas necessitam para executar as soluções mais exigentes na cloud pública. Deixam de existir quaisquer barreiras para a movimentação de servidores para a cloud pública da Microsoft.

Para disponibilizar aos clientes uma experiência híbrida a partir da cloud e em todos os seus níveis, a Microsoft anunciou também a Cloud Platform System, uma nova oferta que proporciona “Microsoft Azure in a box” para grandes empresas e fornecedores de serviços que necessitam da escala da cloud pública, mas do controlo de uma experiência “on-premises”. O Cloud Platform System, desenvolvido em parceria com a Dell, é uma solução otimizada de hardware e software que inclui várias tecnologias da cloud pública Microsoft Azure e pode ser estendido em modelos híbridos concretizando uma proposta de valor única no mercado;

A Microsoft anunciou também o suporte a mais uma distribuição Linux, “CoreOS”, estendido assim ao portfolio já muito diversificado de sistemas operativos e linguagens de programação que podem ser executados no Microsoft Azure, tornando-se uma das ofertas de cloud mais universais do mercado.

Estas foram apenas algumas das novidades partilhadas ontem por Satya Nadella e Scott Guthrie e que mostram o caminho e estratégia que a Microsoft está a seguir para entregar ao mercado a experiência mais completa na Cloud, ajudando as empresas a tirar partido do seu potencial e as startups a fazer a transição para a realidade de “mobile-first, cloud-first” seguida pela Microsoft.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Havas Media apresenta Life Tracking em Fórum da APAN

Sandra Alvarez Baptista, Diretora Geral da Havas Media, apresentou no Fórum de Líderes APAN uma das tendências mais relevantes de multitasking nos dias de hoje: o Life Tracking,

Canon renova a gama A4 a laser com oito novos equipamentos

A Canon Europa renovou a sua conhecida gama de produtos de impressão i-SENSYS com o lançamento de oito novos equipamentos. Composta por duas novas séries de impressoras multifuncionais

Altitude, APCC e AproCS Criam Prémios Fortius Para Distinguir os Melhores Profissionais

A Altitude, a Associação Portuguesa de Contact Centers e a Associação dos Profissionais de Customer Service, anunciam a criação dos Prémios Fortius Portugal, que irão distinguir anualmente os

IBM disponibiliza o Watson para a área de Cibersegurança

A IBM acaba de disponibilizar o IBM Watson para a área de Cibersegurança, a primeira tecnologia de inteligência aumentada projetada para Centros de Operações de Segurança (SOC) cognitivos.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *