Nova versão do sistema de controlo de processos da Siemens aposta na eficiência

9856
0
Share:

A Siemens Portugal lançou a nova versão do seu sistema de controlo de processos SIMATIC PC S 7. A versão 8.2 tem como objetivo continuar a dar resposta às necessidades do universo da automação.

Esta versão vem munida de uma nova gama de funcionalidades que visam melhorar não só a sua utilização para os operadores, como também o nível de desempenho e eficiência da instalação ao longo de todo o seu ciclo de vida – desde a fase do planeamento até à manutenção.

Desta forma, as equipas de desenvolvimento beneficiam de ferramentas e soluções de engenharia ainda mais eficientes, enquanto as equipas de operação encontram um sistema ainda mais conveniente para o desempenho das suas tarefas diárias devido essencialmente à elevada disponibilidade e aos custos operacionais mais baixos.

Para garantir que os processos de produção possam ser executados com a maior estabilidade e eficiência possíveis, a nova versão 8.2 do SIMATIC PCS 7 oferece uma monitorização eficaz da instalação através das plataformas web. Esta monitorização e operação podem ser observadas igualmente, por exemplo, via intranet e/ou internet.

A integração de terminais móveis, no sistema SIMATIC PCS 7, também foi ampliada. Desta forma é possível aceder, analisar e monitorizar todas as informações, tais como características de produção, gráficos de tendência ou alarmes, em qualquer momento e a partir de qualquer local através de smartphones ou tablets – independentemente do sistema operativo que utilizem.

Já o SIMATIC PDM (Process Device Manager) permite aceder a todos os equipamentos de campo. Seja através de terminais móveis, com browsers standard, ou de estações de operação e/ou manutenção, é possível diagnosticar, configurar, parametrizar e comissionar todos os equipamentos de campo existentes na instalação, independentemente de serem equipamentos Siemens ou de terceiros. Neste sentido, o SIMATIC PDM permite ajudar na otimização e produtividade das várias tarefas de manutenção.

Para evitar picos de carga nas fontes de alimentação, a nova versão 8.2 oferece igualmente uma monitorização integrada da informação do consumo de energia de todos os equipamentos relevantes da instalação. Estas funções de gestão de controlo de cargas são parte integrante da biblioteca tecnológica e podem ser facilmente implementadas, permitindo uma otimização seletiva do consumo de energia.

Novas funcionalidades facilitam a vida dos operadores

A nova versão 8.2 do SIMATIC PCS 7 apoia ainda mais os operadores do sistema graças à sua nova gama de funções de visualização e de pesquisa, como por exemplo o measuring point browser. Este permite acelerar as pesquisas seletivas de todos os pontos de medição que contêm as informações mais relevantes da instalação.

A ferramenta Operator Trend View descreve a sequência do processo em forma de gráfico de tendência, permitindo ao operador efetuar uma análise geral, de forma rápida, intuitiva e eficiente, de todo o processo da instalação.

A nova funcionalidade Logic Matrix desempenha um papel fundamental na eficiência da engenharia e de operação na instalação. Esta matriz permite visualizar as interdependências do processo (interlock statuses) e operar de uma forma eficiente e intuitiva os encravamentos da instalação de acordo e em conformidade com o princípio de causa/efeito. Esta funcionalidade pode igualmente processar, importar ou exportar informações através do Microsoft Excel.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário