Connect with us

Notícias

NOS investe 30 milhões de euros na Madeira

Bruno Fonseca

Publicado a

O CEO da NOS, Miguel Almeida, anunciou, no Funchal, a última fase de um ciclo plurianual de investimentos nas infraestruturas de rede na Região Autónoma no valor de 30 milhões de euros. A Huawei é o parceiro tecnológico deste projeto.

O investimento estratégico na Região Autónoma tem como resultado a transformação total da sua rede fixa em All Gigabit, visando a disponibilização de serviços Gigabit aos seus clientes e uma modernização completa da rede móvel para tecnologia 4.5G, evolutiva para 5G.

Durante o evento, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o CEO da NOS destacou o compromisso de longa data da empresa para com a Madeira.

Esse compromisso foi agora renovado com o projeto de melhoria da rede permitindo que os 250 mil habitantes e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira beneficiem de uma infraestrutura mais robusta de suporte às suas comunicações.

De acordo com Miguel Almeida “a NOS tem investido nos últimos anos para dotar o arquipélago com as maiores e mais avançadas redes de comunicação, suporte e alavanca do desenvolvimento económico e social. Foi na Madeira que a NOS disponibilizou pela primeira vez uma rede 3G e será aqui que queremos que se inicie a transição para a quinta geração de comunicações móveis”.

Madeira com 98% de cobertura móvel 4G e 4,5G

O aumento e melhoria na rede móvel com a tecnologia Single-RAN de última geração permite atualmente à NOS assegurar uma cobertura móvel de 98% da Região Autónoma com redes 4G e 4,5G, resultando num acréscimo de mais de 400% na capacidade de transmissão de dados e de 60% na capacidade e qualidade das chamadas de voz.

Esta tecnologia antecipa o futuro do 5G, oferecendo mais capacidade de transmissão de dados, funcionalidades avançadas e uma superior eficiência no consumo energético.

O upgrade para esta tecnologia torna a rede móvel da NOS na Madeira NB-IoT ready, permitindo alavancar soluções de objetos conectados, também conhecido como paradigma Internet of Things, e soluções nas áreas do smart metering, smart cities, ou smart home.

Parceria com a Huawei

A Huawei tem um sentimento especial pela Madeira, uma vez que foi nesta ilha que, em 2005, colocou ao serviço a primeira rede 3G Huawei da Europa, um marco importante para a empresa.

Na demonstração do evento do Funchal foram utilizados o Huawei P20 Pro, Huawei P20 e Huawei Mate 10Pro. Estes equipamentos são os mais recentes lançamentos no mercado e têm em comum a inteligência artificial e o processador Kirin 970 que permitem tirar o melhor proveito da capacidade da rede.

Madeira é 100% All-Gigabit

O investimento na rede fixa da NOS na Madeira tem como objetivo a modernização total da rede da Região Autónoma, o que resultou numa cobertura de 100% dos lares madeirenses com uma rede que permite débitos de GB, ou seja, uma rede All Gigabit.

No decurso desta última fase de modernização foram cobertos mais de 10 mil lares, totalizando mais de 84 mil lares, sendo utilizados mais de 3,8 mil quilómetros de fibra ótica, com destaque para a criação das redes de nova geração construídas em Santana, São Vicente e Calheta.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Últimas Notícias

Startups2 dias atrás

BuzzStreets é parceira oficial da London Tech Week

A startup portuguesa BuzzStreets foi eleita parceira oficial da London Tech Week. A empresa, fundada por João Fernandes e que...

Passaporte2 dias atrás

Alessandro Cozzi é a nova aposta da Extreme Networks

A Extreme Networks nomeou Alessandro Cozzi como novo Diretor Regional para a região Sul da EMEA, que compreende Portugal, Espanha,...

Software2 dias atrás

Nova versão do PHC CS traz uma nova geração de ERP

A PHC Software lançou a mais recente geração do seu ERP, o PHC CS, que traz novas funcionalidades para que...

Eventos2 dias atrás

Maratona tecnológica de 24 horas regressa a Tomar

A segunda edição do CityHack, projeto promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pelo Município de Tomar, vai decorrer...

Notícias2 dias atrás

NOS investe 30 milhões de euros na Madeira

O CEO da NOS, Miguel Almeida, anunciou, no Funchal, a última fase de um ciclo plurianual de investimentos nas infraestruturas...

Eventos2 dias atrás

S21sec e Cymulate querem prevenir ataques digitais

A S21sec vai realizar com a Cymulate um Executive Breakfast que tem como objetivo a apresentação conjunta de uma plataforma de...

Internacional3 dias atrás

TECNICON marca presença na QCon São Paulo 2018

A TECNICON participou mais uma vez da maior Conferência Internacional de Desenvolvimento de Software do Brasil. A QCon São Paulo...

Startups3 dias atrás

Google acelera as primeiras startups portuguesas

O Campus da Google em Madrid anunciou hoje que seleccionou as startups portuguesas Barkyn (e-commerce de produtos para cães) e...