Niodo reduz custos informáticos nas empresas

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A Knowledge Inside anunciou uma nova versão do NIODO Desktop, uma solução tecnológica baseada num sistema de cloud computing. Esta ferramenta permite reduzir os custos informáticos das empresas sem comprometer a segurança e a privacidade dos dados

As facilidades oferecidas por este serviço ajustam-se, de forma económica e à medida das necessidades específicas de cada empresa, permitindo adequar a resposta aos vários desafios do dia-a-dia. A flexibilidade que o NIODO Desktop permite introduzir, na gestão do tempo e das tarefas, a adaptabilidade e aumento da eficiência das empresas são potenciadas, aumentando a capacidade de resposta e reação ao atual contexto de instabilidade e crise económica.

O NIODO Desktop é um serviço que funciona com base na Internet e que permite o acesso remoto aos programas informáticos necessários para o dia-a-dia de trabalho. Com esta solução é possível usufruir de um conjunto selecionado de software e aplicações, sem que seja necessário fazer a aquisição dos mesmos, nem das suas dispendiosas licenças de utilização. O acesso ao serviço inclui a utilização, atualização e manutenção dos programas informáticos selecionados.

Ao contratar este tipo de solução as empresas determinam quais os programas que precisam, e por quantas pessoas pretendem que sejam utilizados. Com base nessa informação é configurado um ambiente de trabalho profissional mas personalizado, acessível através da Internet, que funciona em substituição do desktop do computador onde se estabelece a ligação.

Ao utilizar o sistema de cloud computing, em que os programas já não precisam de estar fisicamente instalados nos computadores ou servidores da empresa, deixa de ser necessário fazer atualizações de sistemas, atualizações de bases de dados e constantes backups da informação. Além da redução de custos de manutenção do software, o NIODO Desktop diminui os custos de manutenção das infraestruturas informáticas das empresas. Desta forma os custos com as tecnologias de informação passam a ser fixos, e portanto estáveis.

Outra das grandes vantagens que este tipo de solução apresenta é o facto de aumentar a mobilidade dos colaboradores. Deixa assim de ser indispensável ir ao escritório, para aceder a toda a informação e programas informáticos necessários para o desempenho das funções. Este fator traduz-se numa maior mobilidade, por exemplo para as equipas comerciais, que costumam passar muito tempo fora das instalações das empresas.

Por outro lado, com esta maior facilidade de acesso aos instrumentos e informação, os colaboradores podem trabalhar a partir de casa. O acesso remoto ao ambiente de trabalho pessoal possibilita um significativo aumento de produtividade, sendo possível dar uma resposta rápida e eficaz a qualquer pedido, sem condicionalismos informáticos.

Com o novo NIODO Desktop basta que o utilizador tenha um computador com o Windows para aceder ao seu ambiente de trabalho pessoal, em qualquer local. Cada utilizador tem uma capacidade de armazenamento padrão de 4GB, e uma caixa de correio com 2GB. Estes valores representam um aumento, para o dobro, da capacidade de armazenamento possível com anterior versão do NIODO Desktop. Caso seja necessário estas capacidades de armazenamento de dados podem ser ampliadas.

Relativamente à versão anterior o novo NIODO Desktop apresenta uma melhor performance e robustez, funciona em ambiente Windows 7 (64bit) com acesso ao Microsoft Office 2010 Standard, é compatível com o novo acordo ortográfico e disponibiliza suporte multimonitor. O utilizador tem ainda a possibilidade de utilizar a configuração multilingue em que estão disponível o Espanhol, Português e Inglês.

Adicionalmente o cliente pode optar por ter acesso a uma série de aplicações gratuitas onde destacamos o Open Office, o Windows Live Messenger 2011 e o DropBox, este último para sincronização de ficheiros entre múltiplos computadores, o telemóvel e o NIODO.

A Knowledge Inside espera disponibilizar o NIODO Desktop para MAC, iPad, iPhone, Android e Linux  no início de Julho, alargando esta solução a tablets, Macbooks e diversos telemóveis. Tal só será possível devido à aquisição do estatuto de Citrix Service Provider, tendo a Knowledge Inside sido a primeira empresa em Portugal a consegui-lo. A integração da tecnologia da Citrix trará grandes avanços chegando a permitir a visualização de vídeos HD a partir do NIODO Desktop.

Para Daniel Oliveira, CEO da Knowledge Inside, esta solução “vai permitir que as pequenas empresas nacionais, que enfrentam atualmente uma série de desafios impostos pelo estado do nosso país, possam usufruir de um serviço que está habitualmente apenas disponível para as grandes empresas, a um custo extremamente acessível. Queremos garantir que as empresas nacionais tenham acesso a todo um conjunto de ferramentas e soluções de topo que as possam ajudar a otimizar e a potenciar o seu negócio de forma simples e acessível.»

«Com o Niodo, qualquer empresa poderá rapidamente começar a trabalhar, sem se preocupar com a compra de hardware extra, serviços de suporte com custos elevadíssimos e soluções de segurança que obrigam a uma gestão mais cuidada e a um nível de conhecimentos técnicos mais elevado. Oferecemos tudo à medidas das necessidades de cada um, para que o cliente não tenha de pagar pelo que não usa», acrescentou o mesmo responsável.

Para mais informações visite o site http://www.niodo.com/.

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Patricia Fonseca

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